Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval
Filarmónicas do Cadaval

Bandas de Música, história e atividades no Concelho

Banda Filarmónica da AFCC

A Banda Filarmónica é uma das atividades da Associação, que inclui a Escola de Música (aulas desde dos 6 anos, com diversos instrumentos desde piano, clarinete, violino, guitarra entre outros) e, recentemente, a Orquestra Juvenil.

A Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval iniciou a atividade em 1897. Chamava-se, na altura, Philarmónica Cadavalense Recreio Musical Dramático. Sofreu diversas interrupções, passando por vários nomes, até que em 1993 foi criada a Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval.

É constituída por músicos com idades entre os 12 e 60 anos, realiza várias atuações em festas populares e diversos eventos ao longo do ano, em localidades do Concelho e diversos pontos do País. Atuou no estrangeiro (em 1995, em Troyes, França, e, em 2000, em Hamburgo, Alemanha).

Tem, de momento, como principais atividades, a Banda Filarmónica, uma Escola de Música e a realização do Festival de Música “Tocatas de Verão”, as quais desempenham um papel importante. Mantêm vivas tradições musicais da vila do Cadaval e dão a oportunidade à população do Concelho, principalmente aos jovens, de aprender música e alargar os conhecimentos musicais.

Banda Filarmónica da AFCC

Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval

Banda Filarmónica da AFCC