Campo Maior e o seu folclore
Folclore em Campo Maior
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Portalegre
Grupo de Cantares “Ceifeiras de Degolados”
O Grupo de Cantares “Ceifeiras de Degolados” foi formado em 2007, por ocasião do desfile etnográfico em Degolados. Efetuou a sua primeira atuação em 14 de dezembro 2007 no programa do “Natal dos Hospitais” em Arronches. Conta com 13 elementos – já chegaram a ser 18 -, e para além das vozes, apresenta dois acordeões, cinco pandeiretas, dois cartuchinhos, duas castanholas, uns ferrinhos e um bombo. Tem atuado em Campo Maior e noutros pontos do país.
Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior foi fundado em 2008 a partir de um grupo de saias já existente. A ideia surgiu depois de 2 anos consecutivos de realização da festa das “Tradições” em que vários grupos e ranchos se deslocam nessa altura a Campo Maior. E Campo Maior, uma terra de tanta tradição no cantar e bailar as “saias”, não tinha Rancho. Depois de vários meses de ensaios, o grupo fez a estreia nas comemorações do 25 de Abril de 2008 em Campo Maior. Desde então têm sido muitas as atuações, tanto em Campo Maior como em várias localidades do país e mesmo em Espanha.
Pretende divulgar a cultura dos povos da região, fazer chegar às novas gerações o que era o dia a dia dos antepassados, dar a conhecer as tradições etnográficas e musicais do povo alentejano e principalmente do povo raiano de Campo Maior. Nas atuações está presente aquela que é a sua principal tradição musical: as saias de Campo Maior.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca resulta de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e corrigidos erros de português.