Carrazeda de Ansiães e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Carrazeda de Ansiães
- Eurico Cebolo (pedagogo, 1938)
- Pedro Gil (guitarrista, compositor, professor)
Eurico Cebolo nasceu a 28 de outubro de 1938, na aldeia de Coleja, junto ao rio Douro, pertencente à freguesia de Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, região de Trás-os-Montes, Portugal. Estudou gratuitamente no Porto, no colégio João de Deus, em virtude da sua facilidade de aprendizagem e da escassez de recursos financeiros da família.
Nessa altura, apresentava já gosto pela escrita e desenhava histórias aos quadradinhos, que depois vendia aos colegas com mais posses. Em 1975 lançou o disco “Natal mágico”, no qual tocava em sintetizador a parte orquestral das 20 canções incluídas. Em 1976, lançou o primeiro manual de música, método para aprendizagem, de sua autoria, “Guitarra Mágica: Acordes”.
Em 2011, tinha publicado 51 manuais de música, mantendo planos de ainda vir a publicar mais obras de entre as quais salientamos Órgão Mágico, Guitarra Mágica Acordes, Cavaquinho e Viola Braguesa Acorde, Flauta Mágica, Tocar Concertina, Tocar Bandolim e Piano Mágico.
Pedro Gil
Pedro Gil (n. Carrazeda de Ansiães, 1975) é professor de música, músico e compositor.
Tem colaborado com vários músicos portugueses e estrangeiros em vários géneros musicais.
Fundou a banda de blues algarvia “the fried fanekas blues band” com a qual gravou o disco “blues sessions”. Gravou e produziu o disco “Criatura” em 2018 com composições originais interpretadas por um sexteto.
Gravou em 2020 com Tercio Freire o EP “Suricata” e mais recentemente o álbum “Bala Perdida” com o mesmo projeto.
Gravou também com Afonso Dias, Teresa Aleixo, Viviane e Tercio Freire. Colaborou ainda com o músico de jazz Zé Eduardo no projeto Flajazzados do qual resultou um disco que mistura a poesia e o jazz.
Fez parte da formação da orquestra de jazz do Algarve dirigida pelo trompetista Hugo Alves.
Estudou Guitarra na escola profissional de música do Porto e na escola de jazz do Porto, a partir de 2001 estudou jazz e improvisação em Faro com Zé Eduardo.
Licenciou-se em Educação Musical na Escola Superior de Educação de Coimbra e é professor da disciplina desde 2000.
Pedro Gil é mestrando em Ciências da Educação e Formação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve.
É professor de guitarra e Educação Musical no colégio Bernardette Romeira.
Clique AQUI para saber mais.