Celorico de Basto e o seu folclore

Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo
Folclore em Celorico de Basto

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

06 grupos

  • Centro Cultural e Folclórico da Gandarela
  • Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas
  • Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo
  • Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo
  • Rancho Folclórico dos Amigos do Castelo de Celorico de Basto
  • Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego
Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo

O Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo de Basto foi fundado a 28 de maio de 1995. Tem como objetivo divulgar e preservar as tradições, hábitos e costumes da região de Basto.

Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo

Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo

Rancho Folclórico dos Amigos do Castelo de Celorico de Basto

O Rancho Folclórico dos Amigos do Castelo de Celorico de Basto é uma coletividade de natureza etnográfica, que divulga os usos, costumes, danças e cantares dos seus antepassados.

Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego

O Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego apresentou o XVII festival de folclore em Celorico de Basto. Celorico mostrou mais um festival de folclore, desta vez na freguesia do Rego tendo como anfitrião o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego. Um festival, único no concelho, pelo cariz infantil e juvenil, que vai já na XVII edição, que decorreu no dia 20 de agosto, junto à igreja paroquial do Rego.

Por coincidência este festival antecedeu a festa da Senhora da Saúde e a festa de S. Bartolomeu do Rego, duas festividades organizadas naquela freguesia. No entanto, “não existe uma data fixa para este festival” disse Adélia Vaz, porta-voz do grupo anfitrião. Um festival que acontece no mês de agosto e que procura manter vivas as tradições do folclore.

O XVII festival contou com quatro grupos convidados sendo eles o Rancho Folclórico Flores de Monfirre em Mafra, o Rancho Etnográfico Infantil e Juvenil da Borda do Campo da Figueira da Foz, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém de Vila Nova de Cerveira, e o Rancho Folclórico dos Amigos do Castelo de Celorico de Basto.

Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego

Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego

Em 2019, as Festas do Concelho (25-28 de julho) encerraram com o Festival de Folclore que, como habitualmente, reuniu os seis ranchos do concelho.

Fontes do Musorbis Folclore:

A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.