Órgão da igreja paroquial de Paço de arcos

Informação que toca

01 de dezembro de 2020

Almeida

Morreu Eduardo Lourenço de Faria (n. São Pedro de Rio Seco, Almeida, 23 de maio de 1923 – m. Lisboa, 01 de dezembro de 2020), filósofo e professor português distinguido com diferentes galardões, entre eles, o D. Dinis de Ensaio, o Europeu de Ensaio Charles Veillon, e ainda os Prémios António Sérgio, Vergílio Ferreira e Camões e Pessoa. No que se refere a música, publicou pela Gradiva, em 2017, Tempo da Música, Música do Tempo, “conjunto de textos inéditos, colhidos em fontes dispersas e pessoais do autor e selecionados pela historiadora da arte e musicóloga Barbara Aniello”. “Textos inéditos, retirados das páginas diarísticas do ensaísta – um conjunto de reflexões «ocasionais» suscitadas pela audição de peças musicais, seja em salas de concertos, em casa ou durante as suas numerosas deslocações. Aqui, o filósofo revela a sua sensibilidade aos estados de alma dos trechos musicais e a sua imensa erudição, que torna possível o estabelecimento de relações surpreendentes entre as várias formas de expressão artística. Da pintura à literatura, são invocados contrapontos e analogias pertinentes e iluminadores da essência musical e da alma humana. A selecção dos apontamentos e sua organização estiveram a cargo da historiadora da arte e musicóloga Barbara Aniello. O livro inclui ainda um apêndice com textos já publicados em locais dispersos sobre a mesma temática.” Eduardo Lourenço afirmou: “A música e a poesia foram uma espécie de companhia. A música é o canto do nosso próprio inconsciente”.

13 de outubro de 2020

Castelo Branco

Luís Cipriano venceu o Prémio de Mérito/Música 2020 da Fundação Inatel cuja cerimónia teve lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa. Na altura da distinção, Luis Cipriano frisou que o sucesso individual só surge depois do coletivo agradecendo à família, ao Coro Misto da Beira Interior, ACBI, colegas da Escola Serra da Gardunha e aos seus alunos.

10 de outubro de 2020

Gondomar

A comunidade de Compostela (um dos locais de culto católico de Foz do Sousa, Gondomar) inaugurou o seu novo órgão de tubos Emil Hammer, com bênção presidida por Dom Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar do Porto, e concerto inaugural no mesmo dia com o organista Daniel Ribeiro e a soprano Sofia Pinto, conterrânea.

06 de outubro de 2020

Bragança

David Seixas, violinista brigantino, assinou contrato com a editora discográfica internacional Orpheus Classical que vai trabalhar no seu primeiro álbum solo digital disponível em todas as plataformas digitais principais (Spotify, Itunes, Amazon Music, Google Play, Deezer, Tidal, 7Digital, Yandex).

03 de outubro de 2020

Vila Nova de Gaia

O pianista gaiense Pedro Borges foi o vencedor da 3ª Edição do Prémio Novos Talentos Ageas. A final do Prémio Novos Talentos Ageas 2019 foi disputada entre Pedro Borges, a fadista Rute Rita e o Maat Saxophone Quartet, constituído por Catarina Gomes, Daniel Ferreira, Mafalda Oliveira e Pedro Silva.

27 de setembro de 2020

Porto

Música, sons e palavra em mais de 35 mil discos de vinil: abriu a Fonoteca Municipal em Campanhã.
Para celebrar o 20º aniversário do Remix Ensemble Casa da Música, a CdM estreou “Remix Solistas em Foco”, uma série de pequenos filmes que oferece um vislumbre da vida musical e das inspirações dos elementos que compõem este agrupamento residente.

26 de setembro de 2020

Porto

Enquadrado nas Jornadas Europeias do Património 2020, foi lançado um documentário sobre os órgãos de tubos da Igreja dos Clérigos.

25 de setembro de 2020

Barcelos

No dia em que se comemoram 141 anos do nascimento do compositor Luiz Costa, a Casa da Música lançou um novo sítio inteiramente dedicado ao seu espólio musical, em grande parte inédito. A alma lírica e bucólica de Luiz Costa atravessa um repertório de quase 180 composições, abrangendo peças para piano, voz e piano, música de câmara, orquestra e outras. A catalogação da obra foi realizada pela musicóloga Christine Wassermann Beirão, curadora do espólio juntamente com Henrique Gomes de Araújo e Helena Costa Araújo.” (Casa da Música)

21 de setembro de 2020

Estarreja

Renata Oliveira, diretora de bandas, natural de Estarreja, é vice-presidente da European Association of Women Band Conductors.

15 de setembro de 2020

Braga

Ana Vieira Leite (soprano portuguesa de Braga) venceu o Concours International de Chant Baroque de Froville (França). O Forum Opera Le Magazine du Monde Lyrique, destaca Ana Vieira Leite, cujos recursos vocais e inteligência musical provocaram uma forte impressão”.

14 de setembro de 2020

Idanha-a-Nova

O portal da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova noticiou que “A Filarmónica Idanhense desenvolveu um novo método intuitivo para ensinar crianças e jovens a tocar adufe, que tem como base 12 cantigas do concelho de Idanha-a-Nova.”

30 de agosto de 2020

Oeiras

Foi inaugurado o órgão de tubos da Igreja Paroquial de Paço de Arcos, órgão holandês da firma Flentrop montado pela Oficina e Escola de Organaria.

28 de agosto de 2020

Vila Nova de Famalicão

Foi apresentado o CD Cupertinos pela Hyperion Records, Duarte Lobo, Masses, Responsories & Motets, o segundo trabalho do grupo Cupertinos.

22 de agosto de 2020

Ourém

Morreu o maestro Ten-Coronel Francisco Ferreira da Silva, ilustre oureense, que foi músico, maestro e amigo da Academia de Música Banda de Ourém.

16 de agosto de 2020

Vila Nova de Gaia

Morreu aos 37 anos o pianista e pedagogo gaiense Daniel Cunha.

13 de agosto de 2020

Guarda

O “Interior, Diário das Beiras e Serra da Estrela” noticiou que foi aberto pela Direção Regional de Cultura da Região Centro o concurso público para o órgão da da Guarda com um valor base de 500 mil euros.

10 de agosto de 2020

Aveiro

Morreu Carlos Firmino Soares da Cunha (1955-2020), conhecido por Carlos Firmino, músico aveirense, saxofonista, compositor, maestro, professor e artista plurifacetado. Foi maestro da Orquestra da TAUC, Tuna Académica da Universidade de Coimbra mil , de 1985 a 1987. Ofereceu à OAUC, “Little Overture”, uma peça da sua autoria, interpretada pela mesma no concerto comemorativo dos 730 anos da Universidade de Coimbra, dia 1 de março de 2020. Em 2016 apresentou no Departamento de Arte e Comunicação da Universidade de Aveiro a dissertação de maestrado “Analogias desenvolvidas entre a Formação Musical e a Análise e Técnicas de Composição: a Fraseologia como estratégia educacional”.

31 de julho de 2020

Loures

A obra Groovid, de Miguel Reis, foi a vencedora da primeira edição do Prémio Internacional de Composição para Clarinete e Big Band. O júri, constituído pelo clarinetista e maestro António Saiote, o compositor e pianista Carlos Azevedo, o clarinetista e professor Paulo Gaspar, o saxofonista e compositor Pedro Moreira e a chefe da divisão de Cultura na Câmara Municipal de Loures, Patrícia Silva (em representação do presidente da Autarquia), decidiu por unanimidade a entrega do primeiro prémio a Miguel Reis, pseudónimo de César Cardoso.

30 de julho de 2020

Oliveira de Azeméis

Faleceu o pianista Justiniano Canelhas (1937-2020), natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis. Foi membro fundador do Quarteto do Hot Clube de Portugal e pianista histórico do Jazz moderno português. Faleceu com 83 anos, vítima de Covid19. Justiniano Canelhas era irmão de Carlos Canelhas, compositor de canções cantadas por Madalena Iglésias e Simone de Oliveira, entre outros.