Lousã e o seu folclore

Grupo Etnográfico da Região da Lousã
Folclore na Lousã

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Beira Litoral (Gândara, Bairrada e Mondego)
  • Distrito: Coimbra
  • Concelho: Lousã
Grupo Etnográfico da Região da Lousã

O Grupo Etnográfico da Região da Lousã foi fundado em 2004. Tem como principais objetivos recolher, preservar e reviver as tradições afetas à etnografia de toda a região da Serra da Lousã. Relembra-as a quem ainda as viveu,transmite-as às gerações mais novas, dá-lhes a conhecer toda a riqueza desses valores culturais do passado, na tentativa de sensibilizar as camadas mais jovens da comunidade para a continuidade dos seus objetivos.

O Grupo Etnográfico da Região da Lousã reporta as suas atividades a finais do século XIX e princípio do século XX. Destaque para a participação em festas de folclore, animação das Aldeias de Xisto (recriações tradicionais de descamisadas, magustos, apanha da azeitona, casamentos, matanças do porco e festas das aldeias).

Em várias localidades do concelho apresenta cânticos do Ciclo do Natal, Reis e Janeiras, faz recriações do Carnaval e do Ciclo da Quaresma “Cantando às Almas”. Dele faz parte o grupo de Concertinas Cordas e Cantares do GERL. Participa nas marchas de S. João, em mostras e feiras e gastronomia e tem a Escola de Instrumentos Tradicionais da Serra da Lousã.

Grupo Etnográfico da Região da Lousã

Grupo Etnográfico da Região da Lousã

É membro aderente da Federação do Folclore Português.