Sociedade Filarmónica União Maçaense, de Mação
Filarmónicas de Mação

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Sociedade Filarmónica União Maçaense

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) foi fundada em 1862 por um grupo de maçaenses com instrumentos adquiridos por subscrição pública. A 8 de janeiro de 1906 teve o seu alvará do Governo Civil de Santarém como “Sociedade União Maçaense”. Pode ler-se nos seus Estatutos que a SFUM tem como fins, o estudo, ensino, execução e divulgação da música nas suas inúmeras vertentes, podendo alargar o âmbito dos seus fins a qualquer atividade cultural ou recreativa.

Participa, desde sempre e muito ativamente, no acompanhamento de arraiais, solenidades religiosas e festas populares. Marca também presença em concursos de bandas civis e encontros de bandas. Promove regularmente diversas atividades musicais, destacando-se o encontro de Bandas Civis no segundo fim de semana de setembro.

A formação Musical dos mais jovens foi sempre uma das grandes apostas da SFUM. Atualmente através de um protocolo estabelecido com a Firmação (Conservatório de Música de Mação: pólo da Associação de Cultura Canto Firme de Tomar) alguns dos Músicos da SFUM e da Escola de Música tem acesso ao ensino de música oficial proporcionado pelo conservatório, tendo o apoio da Câmara Municipal de Mação.

Em 2012 a associação celebrou 150 anos, tendo organizado varias atividades para celebrar este importante acontecimento, que terminou com o lançamento do livro “Viagem à Roda da Banda de Mação”, obra de Carlos Gueifão. Recentemente foram criados grupos de ensemble de metais, madeiras e percussão com o objetivo de diversificar a oferta musical e motivar os músicos.

SFUM

Sociedade Filarmónica União Maçaense, de Mação

Sociedade Filarmónica União Maçaense, de Mação