Marvão e os seus festivais

Festival Internacional de Música do Marvão
Música no Concelho de Marvão

O Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM) é um festival criado pelo maestro Christoph Poppen, director artístico e fundador. O programa da 5.ª edição, em 2019, previa um total de 40 concertos. O festival começou por ser “uma ideia maluca”, partilhada com músicos amigos do maestro e violinista, antigo diretor da Orquestra de Câmara de Munique e da Filarmónica da Rádio Alemã de Saarbrucken e Kaiserlautern. Atualmente, é um grande festival de música clássica em Portugal.

De acordo com a organização, a 5ª edição do FIMM contava com 300 músicos de 20 nacionalidades, e esperava mais de seis mil visitantes.

Para Poppen, atualmente maestro convidado principal da Orquestra de Câmara de Colónia, “Marvão [no Alto Alentejo] é um cenário perfeito” para o festival, dada “a beleza da natureza, da arquitetura e o silêncio”.

Os concertos distribuíram-se por Marvão, Portalegre, Santo António das Areias, Galegos, Escusa, pela Quinta dos Olhos d’Água e pelo complexo arqueológico romano de Ammaia, além do vizinho município espanhol de Valência de Alcântara. Em 2018, o festival chegava pela primeira vez a Castelo de Vide.

A 6ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (2019) foi finalista na categoria “Best Touristic Promotion” nos prémios Iberian Festival Awards 2020, iniciativa promovida pela APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música. Foram finalistas desta categoria, patrocinada pela BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, um total de 10 festivais (5 em Portugal e 5 em Espanha).

FIMM

Festival Internacional de Música do Marvão

Festival Internacional de Música do Marvão