António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro
Músicos naturais do Concelho de Miranda do Douro

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • António Mourinho (folclorista, 1917-1996)

António Maria Mourinho

António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro

António Maria Mourinho, padre, etnógrafo

Com capa de honras no pátio da casa

António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro

António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro

Programa do Centenário

António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro

António Maria Mourinho, etnógrafo, de Miranda do Douro

António Maria Mourinho (14 de fevereiro de 1917 – 13 de julho de 1996) foi padre, professor, historiador, etnógrafo e folclorista. A etnologia e a arqueologia foram áreas de conhecimento que o apaixonaram e às quais se dedicou com entusiasmo e afeição em grande parte da sua vida, podendo colocar a criação do museu como um marco do seu trabalho, e, num dos seus maiores sonhos e ambições. Sonho este, que começa a ganhar forma, através de uma recolha sistemática, pensada para o efeito e orientando também a ideia de preservar toda uma riqueza arqueológica, e etnográfica, orgulho de toda esta região, tão rica em história e em arte, e que se encontrava dispersa deficientemente protegida ou mesmo em vias de destruição.

Por fim, concretizando um desejo de longa data no dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museu) de 1982 foi inaugurado o Museu da Terra de Miranda ficando instalado no antigo edifício da Câmara Municipal, e antiga cadeia comarcã, já adaptados para o efeito. António Maria Mourinho era apaixonado pela sua terra, pela sua cultura e pelas suas gentes, trabalhou intensamente para o fortalecimento da identidade da Terra de Miranda pela via da etnografia e da antropologia. Tinha uma visão aberta para o seu tempo, sempre com a preocupação de compreender a sociedade da sua época.

A Direção Regional de Cultura do Norte e o Museu da Terra de Miranda organizaram em 2017 um programa evocativo dos 35 Anos do Museu da Terra de Miranda e do Centenário do Nascimento de António Maria Mourinho, nos dias 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) e 20 de maio (Noite dos Museus).

O programa incluiu, no dia 18 maio (Dia Internacional dos Museus) a inauguração da Exposição «António Maria Mourinho – Memórias de uma Vida» (em colaboração com o Município de Miranda do Douro e com o espólio de Ilídio Cristal), o lançamento de Vinho Comemorativo: 35 anos do Museu da Terra de Miranda e 100 anos do Nascimento de António Maria Mourinho (com a colaboração dos vinhos José Preto); e no dia 20 maio (Noite dos Museus), Visitas Guiadas à Exposição de António Maria Mourinho, Fiadouro, representado pela Associação Cultural e Recreativa Duas Igrejas, Reabilitação da «Dança das Flores», realizada pelo grupo de Duas Igrejas, Dança das Fitas, realizada pelo grupo de Sendim, Atuação do Grupo de Pauliteiros de Malhadas.

A Casa da Cultura de Miranda do Douro acolheu, no dia 25 março 2017, o Congresso de Homenagem a António Maria Mourinho, na passagem do 1º Centenário do nascimento daquele que foi um dos maiores vultos da cultura Transmontana e fundador do Museu da Terra de Miranda.