Monsenhor Abel Ferreira Alves, compositor, de Moimenta da Beira
Músicos naturais do Concelho de Moimenta da Beira

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Abel Ferreira Alves (compositor litúrgico, 1913-2007)
Abel Ferreira Alves
Monsenhor Abel Ferreira Alves, compositor, de Moimenta da Beira

Monsenhor Abel Ferreira Alves, compositor, de Moimenta da Beira

Abel Ferreira Alves, Monsenhor, compositor, nasceu em Castelo, Moimenta da Beira. Estudou Teologia, foi ordenado padre e celebrou Missa Nova a 1 de janeiro de 1936 na Igreja de Castelo.

Em 9 de agosto de 1949, terminou o Curso de Música no Instituto Pontifício de Música Sacra, em Roma, e a partir daí dirigiu várias orquestras em Portugal e no estrangeiro. Monsenhor Abel Ferreira Alves é autor de várias composições musicais, entre as quais se destacam: “O Filho Pródigo”, “Love Lether To Children” e o “Hino de Moimenta da Beira”.

O Pe. Abel Ferreira Alves tem uma rua com o seu nome na freguesia de Castelo, 3620-143 Castelo Mbr, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, Portugal, GPS: 41.035249, -7.622849.

Obras publicadas

Homenagem ao soldado desconhecido, de Abel Ferreira Alves, letra de D. Alberto Bramão. Braga: Seminário de Lamego, 1942: Tip. das “Missões Franciscanas». Partitura ([4] p.); 35 cm