Rancho Folclórico "Os Fazendeiros" de Montemor-o-Novo
Folclore em Montemor-o-Novo

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Alentejo (Alto Alentejo)
  • Distrito: Évora
  • Concelho: Montemor-o-Novo

02 grupos

  • Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre
  • Rancho Folclórico dos Fazendeiros de Montemor-o-Novo
Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” de Montemor-o-Novo

O Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” de Montemor-o-Novo foi fundado em 1958 para manter vivas as danças e cantares que deliciaram os serões, festas, adiafas e outros momentos do quotidiano dos seus antepassados. As fazendas da região foram o berço das modas e cantigas que o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo tem levado a todo o país e ao estrangeiro. Danças e cantares de outros tempos, quando nas fazendas da região se fixaram alguns agricultores, rendeiros e trabalhadores agrícolas.

Também as mais diversas formas de viver dos antepassados são retratadas pelo agrupamento. Do pastor aos ceifeiros, de fazendeiro abastado ao simples fato domingueiro, da mondadeira ao ganhão. São trajes e retratos da cultura tradicional local preservados e que constituem um bom exemplo da etnografia da região.

O Rancho é membro efetivo da Federação do Folclore Português e Associação de Folcloristas do Alto Alentejo.

RFFM

Rancho Folclórico "Os Fazendeiros" de Montemor-o-Novo

Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” de Montemor-o-Novo

Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre

Fundado em 1983, em Cortiçadas de Lavre, o grupo representa o folclore alentejano, embora influenciado pelo folclore do Ribatejo, porque a freguesia onde está sediado faz fronteira com o concelho de Coruche. Essa proximidade reflete-se, principalmente, nas suas danças e cantares.

Os trajes são resultado de uma longa pesquisa, efetuada em 1994. O Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre apresenta trajes de trabalho e de festa, respeitantes a vários estratos sociais.

Nos trajes abundam o cotim, a ganga, o riscado, o pano-cru, entre tantos outros tecidos que, harmoniosamente, refletem os trajes de mondina, chaveiro, aguadeira, pastor, feitor, noivos entre tantos outros igualmente característicos da região.

Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre

Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *