Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro
Folclore no Montijo

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Estremadura – Estremadura Sul
  • Distrito: Setúbal
  • Concelho: Montijo

04 grupos

  • Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro
  • Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha
  • Rancho Folclórico Juventude Atalaiense
  • Rancho Folclórico Recreativo e Cultural das Taipadas
Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro

Situado na Freguesia do Afonsoeiro, Concelho do Montijo, o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro foi fundado em 1 de novembro de 1982. Apresenta trajes do fim do séc. XIX e princípios do séc. XX. As danças datam das mesmas épocas e eram dançadas, uma pelos trabalhadores rurais, nas suas horas de lazer, e outras pelos pescadores à volta das fogueiras, pela altura dos Santos Populares.

Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro

Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro

Rancho Folclórico Juventude Atalaiense

Sediada na Rua do Bairro Novo de Freguesia de Atalaia, Freguesia de Atalaia, Concelho de Montijo, o Rancho Folclórico Juventude Atalaiense é uma associação de natureza etnográfica constituída a 13 de novembro de 1986.

Rancho Folclórico Juventude Atalaiense

Rancho Folclórico Juventude Atalaiense

Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha

O Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha foi fundado em 2014, coincidindo com as comemorações do Dia da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Canha e do Dia de São Sebastião. É um grupo representativo da Freguesia de Canha, dos seus usos e costumes, tradições e atividades socioeconómicas.

Retrata trajes do final do século XIX, princípios do século XX. Como zona rural, foca aspetos sociais e da vida no trabalho do campo, cujas principais atividades eram cultivo de arroz – monda e ceifa – apanha de azeitona, exploração de cortiça e exploração de gado. A nível de recolhas, Canha é privilegiada: sofre grandes influências de três grandes zonas que se cruzam: Estremadura, Ribatejo e Alentejo.

Reúne cerca de 55 elementos – infantis, adultos e tocata – que se dedicam à representação das danças e dos cantares típicos. Organiza o seu Festival Anual de Folclore no fim-de-semana mais próximo do dia 16 de Agosto, em Canha.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português

Rancho Folclórico Recreativo e Cultural das Taipadas

Sediada em Taipadas, Freguesia da Canha – Montijo, o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural das Taipadas é  uma associação de natureza etnográfica, recreativa e cultural, constituída a 19 de novembro de 1986.