Mortágua e as suas filarmónicas

Filarmónica de Mortágua
Filarmónicas de Mortágua

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Filarmónica de Mortágua

A Filarmónica de Mortágua foi fundada em 1896 e nunca, desde a sua formação, teve sede própria, vivendo sempre precariamente instalada em diversos locais, mas nenhum com as condições indispensáveis. Teve bons períodos e outros francamente maus, tendo paralisado totalmente a sua atividade quando do falecimento do músico/regente Manuel Gonçalves (Gândara). Anos depois ressurgiu, resultado da boa vontade de alguns músicos mais dedicados, limitando-se a fazer festas religiosas e sendo dirigido pelo Reverendo Padre Moderno.

FM

Filarmónica de Mortágua

Filarmónica de Mortágua

Em 1987 por iniciativa da Câmara Municipal veio para Mortágua o atual maestro, Adriano Ribeiro Matias, que assumiu a responsabilidade de criar uma Escola de Música, um Orfeão Misto e a reativação da Filarmónica. Decorreram nove anos de ininterrupta atividade e a Banda fez uma digressão ao Luxemburgo. Tem cerca de 40 elementos, na sua maioria jovens que foram alunos da Escola de Música. Foi renovado todo o instrumental e adquirido um novo fardamento, com o apoio da Câmara Municipal.

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759