Oliveira do Hospital e as suas tunas

Estunina - Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
Tunas e estudantinas de Oliveira do Hospital

História, grupos e atividades tunísticas no Concelho

  • Estunina – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
  • Estotuna D’Espital – Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
Estunina

Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Correio eletrónico: bdsb1989@gmail.com

Estunina - Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Estunina – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Estotuna D’Espital

Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Tlm. (+00 351) 935 915 865
Correio eletrónico: estotunadespital@outlook.pt

Foi em 2003 que nasceu a Estotuna D’Espital, fruto do desejo de cerca de 10 estudantes que sentiam necessidade de iniciar, numa escola recente e onde não havia ainda atividade tunante, uma Tuna onde pudessem exprimir o seu espírito trovadoresco e conviver de forma mais regular. A data oficial ficaria assinalada em 21 de janeiro de 2004.

Tem como inspiração a bela cidade de Oliveira do Hospital, aos pés da Serra da Estrela. Pauta as suas presenças pela alegria, camaradagem, folia, boémia, espirito académico, amizade, prazer pela música e tradição que transmite, também pelo peso de pertencer ao Instituto Politécnico de Coimbra.

Com esta atitude que temos percorrido Portugal. Participou em diversos festivais e apresentou-se por duas vezes nos Açores e no programa da RTP “Praça da Alegria”.

Ainda com poucos anos de existência, a Estotuna tem já vários originais. Organizou já por três vezes o seu festival de tunas intitulado “Ulveira D’Espital” e tem como objetivo gravar um CD que perpetue a sua existência.

Estotuna D’Espital - Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Estotuna D’Espital – Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Festivais de Tunas
  • fesTA.coh
  • Ulveira D’Espital
fesTA.coh

A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, promoveu no dia 29 de abril, a “VI fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas cidade Oliveira do Hospital”, no Auditório da Casa da Cultura “César Oliveira”.

Na sexta edição, o Festival é dedicado às tunas femininas contando com a participação da Egitúnica – Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda; Estudantina Feminina de Coimbra; T.F.I.P.C.A. – Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Barcelos, e T.F.M.U.C. – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra.

O Festival conta com oito prémios obrigatórios a concurso: cinco coletivos, “Melhor Tuna”, “Tuna Mais Tuna”, “Melhor Serenata”, “Melhor Instrumental” e “Melhor Passe Calles”, e três individuais: “Melhor Solista”, “Melhor Pandeireta” e “Melhor Porta-Estandarde”. Haverá ainda mais um prémio coletivo de participação facultativa, denominado “Catraia de São Paio Capital do Cobre e Latão”, a atribuir ao “Melhor Original”.

Extraconcurso, e como anfitriãs, subiriam a palco a Estunina e a Estotuna D’Espital, respetivamente tunas feminina e masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

O “Passe Calles” teve paragem em oito pontos de restauração da cidade, onde as tunas a concurso seriam avaliadas pela sua animação.

Sendo o “fesTA.coh” um espetáculo com entrada livre, a receita do bar reverteria para a Escolinha de Bombeiros dos B.V.O.H. Com este “evento cultural e lúdico”, a Junta de Freguesia pretendeu contribuir para a promoção da E.S.T.G.O.H. enquanto instituição pública de ensino superior do concelho e região do interior do país, assim como, para um maior envolvimento social da comunidade local com os seus estudantes.

Fonte: Rádio Boa Nova