Rancho Folclórico de Rubiães
Folclore em Paredes de Coura

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Minho (Alto Minho)
  • Distrito: Viana do Castelo
  • Concelho: Paredes de Coura

02 grupos

  • Rancho Folclórico Camponês de Bico
  • Rancho Folclórico de Rubiães
Rancho Folclórico Camponês de Bico

O Rancho Folclórico Camponês de Bico foi fundado em 1958 e tem sido um legítimo representante do folclore de Paredes de Coura, no coração do Minho. Tem atuado de norte a sul do país, em Espanha e França. Conta com um disco gravado e várias exibições em televisão.

Nos seus trajes, característicos da região minhota, predomina a cor preta, com aplicação de vidrilhos no traje da mulher, variando entre o traje de festa e o traje domingueiro. As suas danças, músicas e cantares foram recolhidos do mais puro e genuíno modo de cantar e de dançar, pois transmitem com naturalidade o que vai na alma do seu povo, laborioso, solidário e hospitaleiro.

Conta no seu reportório temas como: Cana Verde Saltada, Vira de Roda, Manuel da Horta, Laurentina, Serrinha, Chula de Bico, Cana Verde Cruzada, Coelho, Malhão, Chila do Salto, Vira de Serra, entre outros.

Conta, desde 1996, com um agrupamento infantil e juvenil.

Em 2008, ano em que comemorou o seu 50.º aniversário, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Rancho Folclórico Camponês de Bico

Rancho Folclórico Camponês de Bico

Rancho Folclórico de Rubiães

Em 2019, o Rancho Folclórico de Rubiães celebrou 15 anos. Para comemorar a data, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães (ACRD Rubiães) preparou um desfile na freguesia e com um espetáculo na Junta de Freguesia de Rubiães, Paredes de Coura. Para as atuações, a ACRD Rubiães convidou vários grupos de diversos pontos do país, como o Rancho Folclórico As Janeiras, de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, o Rancho Etnográfico Os Pinheiros de Lobão, de Santa Maria da Feira e o Grupo Infantil e Juvenil da ADR de Gandra, concelho de Ermesinde. O evento contou com o apoio da Junta de Freguesia de Rubiães e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Rancho Folclórico de Rubiães

Rancho Folclórico de Rubiães

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *