Banda Juvenil Salesiana de Poiares
Filarmónicas do Peso da Régua

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Juvenil Salesiana de Poiares

Na sequência de vários acontecimentos, nomeadamente guerras e grandes fluxos migratórios, a Banda de Poiares interrompeu a sua atividade por um longo período. Toda a história desta nova filarmónica começou em 2004, quando o Colégio Salesiano concorreu ao “Programa Escolhas 2ª Geração”, cujo principal objetivo era a inclusão social de crianças e jovens de meios mais desfavorecidos.

Os Salesianos, de modo especial o Pe. José Aníbal Mendonça, fundador da Banda Juvenil Salesiana de Poiares, agarraram esta grande oportunidade para dinamizarem algumas atividades que fossem significativas para a valorização das crianças e jovens, da própria freguesia e suas vizinhas. Dessas atividades a que, à partida, reuniu maiores atenções, porque também requeria uma boa parte do financiamento, foi a da música.

A presença do Colégio Salesiano de Poiares permitiu garantir solidez organizativa a esta iniciativa, estruturas adequadas e “matéria-prima” entre os seus alunos para ter os instrumentistas necessários à sua constituição. Esta banda surge assim como concretizadora de um grande desejo e como recuperadora de uma mais-valia para a sua freguesia, Poiares, uma vez que possibilitou recuperar a tradição da antiga filarmónica, que aí existiu durante muitos anos.

BJSP

Banda Juvenil Salesiana de Poiares

Banda Juvenil Salesiana de Poiares, Peso da Régua