Grupo de Folclore de Ponta do Sol
Folclore na Ponta do Sol

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região Autónoma da Madeira
  • Ilha: Madeira
  • Concelho: Ponta do Sol
Grupo de Folclore de Ponta do Sol

O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ponta do Sol foi fundado em 1981 para salvaguardar o património cultural em risco de se perder. Tem vindo a recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, em particular o concelho da Ponta do Sol.

No grupo estão representados vários trajes usados nos finais do século XIX e início do século XX pelas gentes do concelho, desde a vida rural à pesca, do domingo até aos noivos, da mulher rica às pequenas saloias do Espírito Santo. De tudo isso tem uma representação, com tecidos que vão do rude tear à mais fina cambraia. O traje de noiva, usado no final do século XIX e cujo véu era de cor preta, simboliza a submissão da mulher em relação ao marido através do casamento, ramo e grinalda feito artesanalmente em cera.

Também estão representadas no grupo as saloias – duas meninas que acompanhavam as insígnias do Espírito Santo e respetivos festeiros por ocasião da visita Pascal.

Sobre o cabelo trançado coloca-se uma carapuça enfeitada com colares e prendas de ouro. E, para completar o conjunto, bota chã e rica capa vermelha ornada de flores (perpétua amarela) e muitas prendas de ouro.

Grupo de Folclore de Ponta do Sol

Grupo de Folclore de Ponta do Sol