Póvoa de Varzim e os seus festivais

Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim
Festivais de Música na Póvoa de Varzim

Festivais, cursos, concursos no Concelho em destaque no Concelho

Ciclo de Música Sacra

O Ciclo de Música Sacra decorre na igreja românica de S. Pedro de Rates, XVI edição em 2022, no mês de maio. Inclui concertos, encontro de coros paroquiais e formação em música litúrgica.

Ciclo de Música Sacra

Ciclo de Música Sacra

Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim

O Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim é um evento anual organizado pela Escola de Música da Póvoa de Varzim (13ª edição em 2022). Destina-se este a todos os estudantes de trompete, residentes em Portugal ou no Estrangeiro, que preencham os requisitos apontados no regulamento. Saiba mais AQUI.

Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim

Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim

Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim

Facebook: encontromusicacoral.povoadevarzim

O Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim é um evento organizado pela Associação Cultural Capela Marta. Tem como objetivos principais a preservação da música coral, a promoção do decano coro poveiro Capela Marta e a divulgação da Póvoa de Varzim.

Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim

Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – Costa Verde – Portugal (FIMPV) foi criado em 1979 pela concessionária da zona de jogo local, a empresa SOPETE, S. A., sob proposta do pianista Sequeira Costa de 1978 e confirmada oficialmente pela Administração da empresa ainda nesse ano.

A fundação do FIMPV obedecia a quatro objetivos nucleares que viriam a manter-se ao longo do historial: apresentação de intérpretes de nível internacional e dos músicos portugueses mais relevantes; lançamento de jovens intérpretes portugueses, ainda desconhecidos do grande público; valorização dos monumentos arquitetónicos da região como espaços de concerto; e promoção da região em Portugal e no estrangeiro. Subjacente a esses objetivos tem estado a preocupação constante da divulgação das obras-primas da grande música europeia de todas as épocas e o apoio à criação contemporânea.

O Ministério da Cultura / Secretaria de Estado da Cultura presta o seu apoio estruturante desde 1997. Algumas empresas nacionais e regionais contribuem também com o seu apoio financeiro ao abrigo da Lei do Mecenato, embora de forma residual. A empresa sucessora da SOPETE – A Varzim Sol, S. A., concessionária da zona de jogo da Póvoa, abandonou a parceria no início de 2006.

O FIMPV beneficia da colaboração estabelecida com alguns dos mais belos templos religiosos da região, como espaços de concerto, nomeadamente as Igrejas Matriz, da Lapa, de S. José de Ribamar e da Misericórdia (Póvoa de Varzim) e a Igreja Românica de S. Pedro de Rates.

Embora sediado na Póvoa de Varzim, ao irradiar nas primeiras edições a sua influência direta por todo o Norte do país (Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila do Conde, Ponte de Lima, Amares, Barcelos, Caminha, Valença, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Real), o FIMPV contribuiu decisivamente para despertar a curiosidade e formar um público próprio e renovado de edição para edição, num admirável esforço de descentralização cultural pioneiro na época.

42º FIMPV, 2020

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Ao longo dos 40 anos da sua existência, o FIMPV promoveu artistas de renome nacionais e estrangeiros, revelando jovens talentos portugueses através de parcerias com o Prémio Jovens Músicos da RDP e o Festival de Música do Estoril.