Banda Municipal da Ribeira Brava
Músicos do Concelho da Ribeira Brava

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda da Ribeira Brava

Documentos dão conta que já no terceiro quartel do século XIX existia uma banda na Freguesia da Ribeira Brava. As primeiras bandas da Madeira surgiram como forma de orientar a juventude. Após o triunfo do liberalismo, o serviço militar tornou-se obrigatório para os mancebos recenseados. Muitos procuraram emigrar como uma forma de fugir aquele serviço no qual passavam por certas privações. Alguns rapazes aderiram às primeiras bandas que entretanto se fundaram porque queriam ter uma tropa mais leve.

No caso da banda que se fundou na Ribeira Brava por iniciativa do pároco Francisco Manuel Sousa, os sócios tocantes pagavam uma cota cuja soma lhes seria entregue quando entrassem no serviço militar. A primeira Banda da Ribeira Brava surgiu entre 1870 e 1874. A primeira notícia referente a uma atuação é datada 1875. Dizia-se que se organizou na Ribeira Brava uma banda de música que tinha tocado e possuía novos e bons instrumentos. Contudo a sua escritura de sociedade só foi lavrada em 1877. Esta escritura, conforme uma nota à margem do documento, foi distratada em 6 de junho de 1888.

A BRB é atualmente constituída por 25 elementos e por 15 aprendizes do concelho da Ribeira Brava. A Banda ensaia todas as quartas e sextas-feiras na respetiva sede, no centro da vila. As principais atividades passam por atuações nas festas do concelho e algumas fora dele. Destacam-se as atuações em Leiria, no ano de 1998, e na ilha de S. Miguel, Açores em 2000. É seu maestro Alberto Cláudio Sousa Barros.

BMRB

Banda Municipal da Ribeira Brava

Banda Municipal da Ribeira Brava