Paços da Cultura, São João da Madeira
Auditórios de São João da Madeira

Salas de espetáculo e casas de música do Concelho

  • Casa da Criatividade
  • Paços da Cultura
Casa da Criatividade

A Casa da Criatividade, na Praça 25 de Abril, e os Paços da Cultura, são instituições culturais que têm por missão a promoção das artes performativas. Trabalham de forma articulada e complementar, numa lógica de grande e pequeno auditório. Inseridos na Política Cultural do Município, estes equipamentos culturais pretendem reforçar o papel da cultura na vida das comunidades, capacitando-as e qualificando-as para consumos culturais exigentes e desafiadores.

Casa da Criatividade, São João da Madeira

Casa da Criatividade, São João da Madeira

Paços da Cultura

O antigo edifício dos Paços do Concelho de S. João da Madeira, um dos mais emblemáticos do município, foi alvo de obras de beneficiação e adaptação para se transformar em Paços da Cultura. Sendo um edifício com lugar especial na história do município, visto estar ligado de forma indissociável aos primeiros anos de afirmação da independência sanjoanense, no âmbito da emancipação administrativa em 1926, considerou-se o espaço ideal para albergar os documentos históricos assim como uma ótima forma de preservar as memórias e as raízes culturais sanjoanenses.

Inaugurado no dia 21 de maio de 2005, o edifício dos Paços da Cultura contempla várias valências. Na cave existe um auditório com cerca de 200 lugares, no rés-do-chão um café-concerto, um espaço dedicado à Internet e uma zona reservada para eventos ao ar livre. O primeiro andar está ocupado por galerias de exposições enquanto que no segundo tem lugar a sala da Memória.

Paços da Cultura, São João da Madeira

Paços da Cultura, São João da Madeira

O Arquivo Histórico da Cidade onde estão disponíveis ao público os documentos mais relevantes da história da Cidade situa-se na cave. Esta intervenção, com total preservação do traçado original do edifício, resulta de um investimento de cerca de um milhão duzentos e cinquenta mil euros.

Fonte: CMSJM

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *