Sardoal e os seus auditórios

Centro Cultural Gil Vicente
Auditórios do Sardoal

Salas de espetáculo do Concelho

Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente, assim chamado por via da relação histórica de Gil Vicente com o Sardoal, (Gil Vicente refere Sardoal em duas obras), foi inaugurado em 2004.

Possui um auditório multimédia com capacidade para 200 lugares sentados e outras áreas funcionais, como uma sala multiusos com capacidade para 70 pessoas, camarins, espaço de ensaios, sala de projeção e galeria de exposições.

Desde a sua abertura que tem recebido acontecimentos vários em várias áreas, como a música, como o Encontro Internacional de Piano, que resulta de uma parceria entre o Município e a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne. Também através de um outro protocolo com esta associação, se tem realizado a iniciativa anual “Sardoal ao Piano”, que em quatro concertos anuais, nos traz alguns dos melhores jovens executantes nível mundial, fazendo ainda a ponte entre o Sardoal e o Coimbra World Piano Meeting que se realiza anualmente.

Em 2016 (ate 2019) integrou a Rede Eunice, em protocolo com o Teatro Nacional D. Maria II, que permitiu apresentar três produções suas por ano, durante três anos consecutivos. Também na área do teatro, diversas companhias profissionais têm apresentado aqui o seu trabalho, como Maria do Céu Guerra, o TIL Teatro Infantil de Lisboa e a Jangada Teatro, entre outros. Também a Companhia Nacional de Bailado, em 2017, quando comemorou os seus 40 anos, passou pelo CCGV, com “A Perna Esquerda de Tchaikovski”.

O CCGV tem exibido cinema, quer comercial, quer de autor e outros, (esta ultima quase semanalmente) através de protocolo com o Espalha Fitas, Clube de Cinema da Associação Palha de Abrantes.

No Jazz, Mário Laginha, Pedro Madeleno, Lokomotiv (Carlos Barreto, Mário Delgado, José Salgueiro), Yuri Daniel, António Eustáquio, LST Lisboa String Trio, entre tantos outros, têm animado o Sardoal Jazz” que se realiza desde 2015. Também Noiserv, Paulo de Carvalho, Luis de Matos, Ana Lains, João Chora, Miguel Guizas, o palhaço Picolé, e inúmeros Grupos Corais nacionais já ali apresentaram.

No apoio às associações locais a centenária Filarmónica União Sardoalense que organiza o Encontro de Bandas Filarmónicas, ou o GETAS – Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal têm tido ali um palco e local de ensaios quase a tempo inteiro. O Agrupamento de Escolas de Sardoal também usa este equipamento para as suas apresentações temáticas ou de final de ano letivo ou fim de período.

Na área das exposições, o CCGV tem albergado mostras de Património Religioso nos períodos da Semana Santa e Natal. Neste momento exibe fotografias de Sebastião Salgado. Ainda a registar a exposição final do Concurso Nacional de Pintura, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sardoal.

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Fonte: RTCP

Centro Cultural Gil Vicente

Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal