Trancoso e o seu folclore

Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso
Folclore em Trancoso

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Beira Alta (Beira Interior Norte)
  • Distrito: Guarda
  • Concelho: Trancoso
Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso foi criado em 1980, para abrilhantar as festas de Santo António. E de tal forma se exibiu e o êxito foi tal, que o povo e as entidades da terra tudo fizeram para a sua continuação.

Contudo, Trancoso tem raízes folclóricas já mais profundas, pois existem provas de que, em 1911, havia um rancho que ainda sobrevivia em 1924 como “Rancho dos Pedreirinhos”. Depois o interregno foi maior, e só em 1975 o Folclore teve uma experiência muito significativa, com um rancho que os estudantes do ano propedêutico criaram para ocuparem os seus tempos livres, rancho esse que viria a ser embrião de 1980.

Com a sua origem em 1980 o grupo manteve-se até 1984 como “Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso”. Nesta altura, divergências entre membros de direção, colocaram em risco a continuidade do folclore em Trancoso.

A 1 de junho de 1984, alguns membros reuniram e decidiram dar continuidade ao folclore na terra, dotando o rancho de um órgão diretivo e estatuto, e introduzir esse mesmo grupo numa Associação que promovesse a cultura em todos os seus domínios.

A 1 de junho de 1984, os membros do “Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso” fundaram a A.C.R.T. (Associação Cultural e Recreativa de Trancoso).

Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso

Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *