Padre Jerónimo da Rocha Monteiro (1938-2018)
Músicos do Concelho de Vendas Novas

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Banda de Música da Casa do Povo de Vendas Novas

A Banda de Música da Casa do Povo de Vendas Novas foi fundada a 11 de novembro de 1995. É composta por 30 elementos de ambos. Possui uma Escola de Música dedicada ao ensino e preparação de novos músicos e uma Escola de Formação de Músicos para a formação da Banda filarmónica. Participa anualmente em diversas festas e concertos da cidade.

Jerónimo da Rocha Monteiro

O P.e Jerónimo da Rocha Monteiro, salesiano, nasceu em Gens, Gondomar, em 1938 e morreu em Manique, a 31 de agosto de 2018 de doença oncológica. Uma das individualidades homenageadas na Sessão Solene Comemorativa do 55.º aniversário do concelho de Vendas Novas foi o salesiano Pe. Jerónimo Rocha Monteiro. No dia 7 de setembro de 2017, decorreu em Vendas Novas uma Sessão Solene Comemorativa do 55.º aniversário do concelho, durante a qual foram entregues as insígnias municipais de homenagem a sete individualidades concelhias. Esta sessão marcou também a inauguração do Fórum Cultural “A Praça”, um novo espaço ao serviço da cultura e da arte de todos os vendasnovenses.

Uma das individualidades homenageadas foi o Pe. Rocha Monteiro. O discurso que justificava esta homenagem esteve a cargo do vereador Joaquim Soeiro, o qual, depois de saudar as numerosas autoridades presentes na “Praça”, nomeou as instituições e as pessoas que seriam homenageadas na sessão, focando as caraterísticas pessoais de cada uma delas. Relativamente ao Pe. Rocha, recordou com bastante emoção aquilo que ele fez pelas gentes de Vendas Novas, enfatizando que é muito mais do aquilo que o Pe. Rocha possa imaginar. Recordou com saudade os tempos de um “padre louco” que introduziu a bateria nas eucaristias dominicais, transportava os jovens na “carrinha amarela”, criou a escola de música, levou os jovens para a igreja retirando-os das “esquinas”, fez espetáculos musicais e levou o nome de Vendas Novas para além do concelho. Muitos jovens, afirmou ainda Joaquim Soeiro, devem ao Pe. Rocha aquilo que são na vida e deu o seu próprio testemunho: “a ele devo o que sou hoje”. De seguida, o Pe. Rocha dirigiu-se aos presentes para, numa linguagem poética, como é seu timbre, agradecer esta singela mas sentida homenagem e recordar esses maravilhosos anos de entrega aos jovens de Vendas Novas. Vale a pena recordar aqui o seu discurso também ele sentido e emocionado:

“Os acordes das marchas de Santo António, os concertos improvisados da escola de música, a presença dos artistas de renome, de então, que pisavam o palco da cripta, os espetáculos juvenis que nos envolviam, a experiência partilhada com professores e alunos da Escola Secundária, as centenas de famílias envolvidas em projetos pastorais, são aguarelas de vida cujas memórias são poentes dourados beijando as portas do Alentejo, o concelho de Vendas.”

Pe. Rocha Monteiro

Padre Jerónimo da Rocha Monteiro (1938-2018)

Padre Jerónimo da Rocha Monteiro (1938-2018)

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *