Banda Recreio Espirituense, de Vila do Porto
Filarmónicas de Vila do Porto

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Recreio Espirituense

A Banda Recreio Espirituense, fundada no ano de 1923 pelo pároco da freguesia de Santo Espírito, Pe. Joaquim de Chaves, teve como designação primeira – Sociedade Musical Espirituense. Em atividade, esta é a única Banda existente na ilha de Santa Maria, tendo um papel relevante nas festas paroquiais da mesma, abrilhantando procissões e arraias.

Possui fardamento próprio e o instrumental divide-se por algum adquirido pela mesma e outro cedido a título precário pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais (D.R.A.C.). A BRE é constituída por aproximadamente 40 músicos e 4 porta-bandeiras, sendo os executantes, na maioria, jovens abaixo dos 20 anos. Mantém a escola de música a funcionar de Outubro/Novembro a Junho/Julho com número variável de formandos, sob a tutela de Aldeberto José Loura Chaves e João Bairos.

A escola de música situa-se em edifício próprio cedido pela Câmara Municipal de Vila do Porto. A Banda tem a sua sede no Largo Pe. José Maria Amaral, s/nº, freguesia de Santo Espírito, em edifício cedido pela paróquia. A nível ilha, a sua atividade pauta-se pelo acompanhamento de todas as iniciativas para as quais é frequentemente solicitada, estando presente anualmente em mais de 20 tocatas. Em 1996 efetuou uma deslocação à Vila da Povoação, na vizinha ilha de S. Miguel. Em 1997, deslocou-se aos Estados da América e Canadá, onde abrilhantou os festejos do Espírito Santo em Hudson, Providence e Saugus, como também, a festa de Fátima em Cambridge província de Ontário no Canadá.

Em 1998 obteve a Declaração de Utilidade Pública. No mesmo ano comemorou as Bodas de Diamante, promovendo diversos festejos alusivos à data, como também, a colocação de uma lápide no cemitério local em memória de músicos e colaboradores falecidos, e o lançamento da Medalha comemorativa dos seus 75 anos. Ainda em 1998, aquando das festas do concelho, por deliberação da Câmara Municipal de Vila do Porto foi homenageada pelos relevantes serviços prestados a nível da animação musical e recreativa. Em 1999, durante a Presidência aberta do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio saudou-o em boas vindas. Em 1999, esteve presente na inauguração do Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria (NAV 2).

BRE

Banda Recreio Espirituense, de Vila do Porto

Banda Recreio Espirituense, de Vila do PortoBanda Recreio Espirituense, de Vila do Porto