Vila Nova de Famalicão e o seu folclore

Folclore em Vila Nova de Famalicão

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Minho – Baixo Minho
  • Distrito: Braga
  • Concelho: Vila Nova de Famalicão

14 grupos

  • Grupo Etnográfico As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira
  • Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz
  • Grupo Etnográfico Rusga de Joane
  • Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane
  • Rancho Etnográfico de Ribeirão
  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário
  • Rancho Folclórico de Gavião
  • Rancho Folclórico de Nine
  • Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria
  • Rancho Folclórico de Santa Marinha de Lousado
  • Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege
  • Rancho Folclórico de São Julião
  • Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo
  • Rancho Regional de Fradelos
Grupo Etnográfico As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira
Grupo Etnográfico As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira

Grupo Etnográfico As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira

Grupo Etnográfico Rusga de Joane

O Rancho Etnográfico Rusga de Joane foi fundado em 1991. Nasceu da vontade de divulgar as tradições etnográficas e seu património cultural imaterial associado, com base na recuperação e recuperação o mais fidedigna possível, de finais do século XIX e inícios do século XX, demonstrando beleza do folclore do Baixo Minho.

A representação dos usos e costumes tem vindo a ser aprimorada, de modo a diversificar a mostra do vasto espólio imaterial etnográfico da região do Médio Ave, onde o grupo se encontra inserido.

O Rancho tem participado em numerosos festivais portugueses e atuou em diversos países (Israel, Estados Unidos da América, Mónaco, Suíça, Alemanha, França e Espanha).

É membro efetivo da Federação do Folclore Português e filiado no INATEL.

Na Festa de Santa Catarina em Cabeçudos

Grupo Etnográfico S. Tiago da Cruz

O Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz tem sede no Largo Sr. dos Aflitos, n.º 166, 4770-191 Cruz – Vila Nova de Famalicão.

Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz

Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz

Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane

O Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Joane é uma associação de natureza etnográfica sediada em Joane, Famalicão, distrito de Braga, fundada em 1984. É fiel intérprete das tradições dos povos do final do séc. XIX e início do séc. XX, inseridos na região do Baixo-Minho.

Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane

Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane, ft Carina Teixeira

Rancho Etnográfico de Ribeirão

Festival de Folclore de Ribeirão

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário
Rancho Folclórico de Gavião

Sediado no Lugar da Igreja, na freguesia de Gavião, no concelho de Vila Nova de Famalicão, o Rancho Folclórico de Gavião é uma associação de natureza cultural e etnográfica constituída a 26 de março de 1985.

Rancho Folclórico de Nine

Fundado em 1 de maio de 1980, o Grupo Folclórico de Nine é um digno embaixador dos trajes e das danças genuínas da região do Baixo Minho, onde está inserido. Traduz, com eficácia, as velhas tradições locais nas suas danças e nos seus cantares.

Tem divulgado no país e no estrangeiro os usos e os costumes, danças e cantares dos povos que viveram nesta localidade. Já atuou diversas vezes em Espanha e França, e em 1999 realizou uma digressão pela Europa, onde participou em vários festivais de folclore, nomeadamente em Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Alemanha, Itália e Grécia.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português, filiado no INATEL e um dos fundadores da Associação de Folclore e Etnografia de Famalicão.

Festival

Rancho Folclórico de Santa Marinha de Lousado

Sediado no Lugar da Serra, na freguesia de Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, o Rancho Folclórico de Santa Marinha de Lousado é uma associação de natureza etnográfica constituída a 10 de março de 1988.

Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege

Festival Nacional de Primavera Cidade de Castelo Branco

Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria

Sediado em Oliveira Santa Maria, Famalicão, o Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria é filiado na Federação do Folclore Português, associado do INATEL e membro da Associação de Folclore e Etnografia de Famalicão. Tem atuado de Norte a Sul de Portugal, bem como em Espanha, Suíça e França. Já se apresentou na Televisão (TVI e SIC).

Rua da Casa Nova, nº 305
4765-324 Oliveira Santa Maria

Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria

Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria

Rancho Folclórico de São Julião

O Rancho Folclórico de São Julião está sediado no Lugar da Igreja, Calendário, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Em 1993, alterou os estatutos e a morada para a Junta de Freguesia, Rua de São Julião, Calendário, 4760 Vila Nova de Famalicão. É uma associação de natureza etnográfica constituída como tal a 18 de março de 1993.

Rancho Folclórico de são Miguel-o-Anjo

43º Festival folclore do Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo, 2018

Rancho Regional de Fradelos

A ideia de formar o Rancho Regional de Fradelos nasceu de quatro homens da Freguesia que todos os anos participavam nas rusgas e romarias da nossa região Baixo, Minho Ave. Fundado em 10 outubro de 1957, a primeira atuação formal do Rancho realizou-se no dia 15 de dezembro do mesmo ano, pelo que se mantém como a associação de folclore mais antiga do concelho de Vila Nova de Famalicão. Como Rancho típico da zona do Baixo Minho, o seu repertório conta com vários cantares e dançares que traduzem a vivacidade e a alegria do povo da região. Os trajes são expressão da vida rural que durante muitos anos caracterizou a freguesia de Fradelos. É sócio da Federação do Folclore Português e sócio efetivo da Fundação INATEL. Em 28 de junho de 2006 recebeu do Município de Vila Nova de Famalicão a medalha de mérito municipal cultural. O Rancho Regional de Fradelos já realizou centenas de atuações por todo o território nacional e no Estrangeiro (França e Alemanha)

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *