Banda Musical de Freixo de Numão
Bandas de Música de Vila Nova de Foz Côa

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Musical de Freixo de Numão

Banda Musical de Freixo de Numão

A Banda Musical de Freixo de Numão, do concelho de Vila Nova de Foz Côa, foi fundada em 1865. Das várias atividades que constam do programa comemorativo dos 150 anos, destacou-se uma sessão solene durante a qual terá havido distribuição de distinções e de diplomas e o lançamento de um livro com o historial da coletividade, romagem ao cemitério receção e desfile de bandas, almoço convívio e um concerto de bandas musicais no Largo da Devesa. As comemorações foram organizadas com o apoio o Município de Vila Nova de Foz Côa, da Junta de Freguesia de Freixo de Numão, do Museu da Casa Grande e da Direção Regional da Cultura do Norte.

O presidente da direção da Banda Musical de Freixo de Numão, Acácio Caeiro, que também é o regente, disse ao Jornal A Guarda que a banda tinha entre 40 a 50 elementos. “Ultimamente é que conseguimos chegar aos 50, porque até há uns anos, o máximo de elementos era de 30. Já houve outras bandas no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mas desaparecerem e neste momento só existe a nossa. Por isso, tenho ido a essas Freguesias buscar elementos para a Banda, pois da terra teremos à volta de 30 elementos”. O músico mais novo tem 9 anos e o mais velho possui mais de 70 anos. A coletividade tem também a funcionar uma Escola de Música, frequentada por 17 crianças e jovens.

Acácio Caeiro contou que o maior volume de atuações, principalmente nos distritos da Guarda, de Vila Real e de Viseu, ocorre nos meses de Verão. “Também já temos ido a Lisboa e ao Porto”, disse, referindo que “nunca se proporcionou ir ao estrageiro”. A banda tem sede própria e a direção possui três carrinhas para transportar os músicos. Quando é necessário, também recorre ao autocarro da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

“Nos últimos anos, se não fosse a Câmara a ajudar, não sei se conseguiríamos sobreviver”, lembrou o dirigente. Quanto ao futuro, Acácio Caeiro diz que gostava que a Banda Musical de Freixo de Numão se mantivesse: “Eu queria ver se continuávamos a manter este nível e tentar melhorar um pouco mais. Gostava também de poder manter a Escola de Música a funcionar, porque é um ponto cultural para os jovens. A única coisa que temos em termos culturais será a Escola de Música”.

BMFN

Banda Musical de Freixo de Numão

Banda Musical de Freixo de Numão

Banda Filarmónica Cultural e Recreativa de São Caetano

Sediada na freguesia de Chãs, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, a Banda Filarmónica Cultural e Recreativa de São Caetano é uma associação de natureza recreativa, cultural e filarmónica constituída a 16 de março de 1995.