Torre de Moncorvo e os seus auditórios

Cineteatro de Torre de Moncorvo

Auditórios de Torre de Moncorvo

Salas de espetáculo do Concelho

Cineteatro de Torre de Moncorvo

O Cineteatro de Torre de Moncorvo é uma instituição que promove as artes cénicas, cinematográficas e musicais, além de outras atividades de cariz lúdico, cultural e institucional. Acolhe sessões de cinema, peças de teatro, espetáculos musicais e de variedades, exposições e eventos temporários.

O Cineteatro de Torre de Moncorvo é também um espaço de apoio à realização de aulas, ensaios e espetáculos da escola municipal de música, dança e artes de Torre de Moncorvo que se situa no mesmo edifício.

Em 1911, foi instalado no antigo posto telegráfico, sito no largo do Castelo, junto aos Paços do Concelho, o cine teatro, dispondo de máquina de projetar filmes. Em 16 de janeiro de 1933, a máquina pegou fogo aos reposteiros destruindo por completo o edifício. Surgiu então a necessidade de construir um novo cineteatro, adaptado aos tempos vigentes. Desenvolveram-se vários projetos, tendo iniciado a obra em 1937, junto ao Jardim 28 de Maio (atualmente designado de Dr. Horácio de Sousa).

O projeto do Cineteatro de Torre de Moncorvo foi elaborado pelo Arquiteto Arménio Losa e Eng. António Ferreira Pinto e foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1950, com a projeção do documentário propagandístico “Quinze anos de Obras Públicas”, seguindo-se o filme “Ribatejo” de Henrique Campos. Em 1972 o Cineteatro encerra para obras de conservação. Após a conclusão das mesmas a concessão é entregue à Lusomundo, que manteve a sua exploração até cerca de novembro de 1986.

Posteriormente ficou a cargo da Câmara Municipal, e em janeiro de 2002 foi novamente encerrado para obras de recuperação, com projeto do Gabinete do Centro Histórico da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Reabriu a 18 de março de 2005 e desde então tem mantido uma programação qualitativa e diversificada no campo das artes, que de forma assídua contempla as populações da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em 2022 procedeu-se à remodelação ao nível do som, projeção, teia e mecânica de cena, modernizando desta forma a sala e proporcionando melhores condições às equipas técnicas e a todos os utilizadores.

O Cineteatro de Torre de Moncorvo dispõe de uma sala principal, com plateia, balcão e 6 camarotes, contando com cerca de 300 lugares. É uma sala de arquitetura modernista, com adaptações para garantir o conforto e a excelência do acolhimento do público.

A cafetaria localiza-se no primeiro andar, com capacidade para 50 pessoas; é um espaço de lazer, sendo de realçar o mobiliário contemporâneo. Aqui se realizam reuniões e outros eventos temporários.

O átrio de entrada, além de ponto de receção e de distribuição do público, serve igualmente de espaço para promoção de atividades bem como para exposições temporárias. No exterior, as arcadas deste edifício são também palco de realização de espetáculos e concertos fora de porta.

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Fonte: RTCP

Cineteatro de Torre de Moncorvo

Cineteatro de Torre de Moncorvo