Vila Nova de Gaia e os seus auditórios

Auditório Municipal de Gaia

Auditórios de Gaia

Salas de espetáculo do Concelho

Vila Nova de Gaia

O Auditório Municipal de Gaia (AMG) é um dos espaços nobres da atividade cultural do Município de Vila Nova de Gaia, localizado na rua de Moçambique, formando com a Biblioteca Pública Municipal um complexo cultural.

O Auditório abriu ao público no dia 13 de Junho de 1997. A Orquestra Gulbenkian, sob a direção do maestro Max Rabinovitsj, realizou o concerto de abertura, interpretando obras de Ludwig Van Beethoven e Franz Joseph Hayden.

Decorridos 20 anos o AMG sofreu um intervenção estética e técnica, que o requalificou, passando a constituir uma referência na zona envolvente. A reabertura ao público aconteceu no dia 9 de setembro de 2018 com um concerto com a participação do músico gaiense Rui Massena, com o projeto Rui Massena  Band.

Auditório Municipal de Gaia

Auditório Municipal de Gaia

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Fontes: CMG

Arcozelo

Bombeiros Voluntários da Aguda
Praia da Aguda
4405-009 Arcozelo VNG

Avintes

Associação Recreativa e Cultural “Os Plebeus Avintenses”
Rua 5 de Outubro, nº 2095
4430 Avintes VNG

Grupo Mérito Dramático Avintense
Rua 14 de Maio, nº 65
4430-896 Avintes VNG

Canelas

Salão Paroquial
Rua Cardeal Cardijn
4410-242 Canelas VNG

Associação Recreativa de Canelas
Rua da Rechousa, nº 768/776
4410-222 Canelas VNG

Auditório Maestro Cesário Costa

Auditório Maestro Cesário Costa, Canelas, Gaia

Auditório Maestro Cesário Costa, Canelas, Gaia

O Auditório Maestro Cesário Costa é, desde 18 de junho de 2021, uma realidade na freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia. Num investimento a rondar os 930 mil euros, a Câmara Municipal de Gaia apostou na construção deste novo equipamento para servir a população, quer do ponto de vista de serviços de apoio à comunidade, quer no contexto do desenvolvimento de atividades culturais.

Canelas que, de acordo com os censos de 2011, tem 13.459 habitantes, não dispunha, ainda, de um espaço público para albergar serviços de apoio à população ou de infraestruturas que permitam desenvolver atividades de caráter cultural de apoio às diversas coletividades existentes. Este novo espaço conta, ainda, com uma sala comunitária apta à realização de exposições, conferências e diferentes eventos culturais e sociais, apoiados por bastidores técnicos, copa, sanitários e arrumos de equipamentos e mobiliário, privilegiando a interação da vivência do espaço interior com o espaço exterior. A intervenção incluiu, também, os arranjos exteriores na envolvente ao edifício, com requalificação de passeios e jardins da avenida Alves de Oliveira.

Auditório Maestro Cesário Costa

Auditório Maestro Cesário Costa, Canelas, Gaia

Auditório Maestro Cesário Costa, Canelas, Gaia

Canidelo

Associação Recreativa de Canidelo
Rua do Meiral, 51
4400 – 501 Canidelo VNG

Crestuma

Cripta da Igreja
Av. Padre António Domingues de Andrade
Igreja Paroquial de Crestuma
4415- Crestuma VNG

Salão Nobre da Junta de Freguesia
Av. da Saudade, nº 33
4415-575 Crestuma VNG

Grijó

Tuna Orfeão de Grijó
Rua da Tuna Orfeão de Grijó, nº 25
4416-801 Grijó VNG

Auditório José Gomes

O espaço tem capacidade para cerca de 230 pessoas (com acessos para pessoas de mobilidade reduzida). Localizada no Espaço Mais Grijó, a infraestrutura nasce de um protocolo de cedência a título não oneroso com os gestores do espaço, o que permitiu viabilizar o projeto e diminuir os custos, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Auditório Maestro José Gomes

Auditório Maestro José Gomes

Auditório Maestro José Gomes

“Na hora de decidir o nome a atribuir a este auditório, foi unânime a vontade que fosse a de um filho da terra, alguém que marcasse a história deste povo e que estivesse ligado à arte de ensinar a música”, justificou o presidente da união de freguesias.

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Gulpilhares

Auditório de Gulpilhares

Auditório de Gulpilhares

Auditório de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia

Lever

Fórum de Cidadania de Lever
Rua Cavada de Meias 30
4415-637 Lever VNG

Cripta da Igreja
Igreja de Lever
4415 – 656 Lever VNG

Madalena

Salão Paroquial
Rua da Igreja da Madalena, 26
4050-753 Madalena Vila Nova de Gaia

Orfeão da Madalena
Rua do Orfeão, nº 376
4405-774 Madalena Vila Nova de Gaia

Mafamude

Auditório do Centro Paroquial
Largo de S. Cristóvão
4430-224 Mafamude VNG

Associação Recreativa de Laborim
Rua de Laborim de Baixo, nº 12
44430-128 Mafamude VNG

Ginásio Clube de Mafamude
Rua do Telhado, nº 265
4400-265 Mafamude VNG

Olival

Centro Cultural e Social de Olival
Auditório António de Oliveira Ramos
Av. 25 de Abril, 412
Telefone: 22 745 9269
Correio eletrónico: geral@jfolival.pt

Centro de Recreio Popular de Arnelas
Rua de S. Mateus, nº 58
4415 – Olival VNG

Oliveira do Douro

Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro
Rua Dª Maria Costa Bastos, nº 525
4430-381 Oliveira do Douro VNG

Auditório do Centro Paroquial
Alameda Santa Eulália
4430-520 Oliveira do Douro VNG

Pedroso

Bombeiros Voluntários dos Carvalhos
Rua Gonçalves Castro, nº101
4415-378 Pedroso VNG

Perosinho

Tuna Musical Perosinhense
Rua das Colectividades, nº 117
4415 – Perosinho VNG

Sandim

Auditório da Academia Musical de Santa Maria de Sandim

Praceta Fernando Conceição Couto
4415-794 Sandim VNG
Telefone: 22 763 2775

Auditório do TAS

Rua Teatro Amador de Sandim, 202
4415-897 Sandim VNG
Tel. 227 634 739
Correio eletrónico: centrosocialsandim.com

Santa Marinha

Tuna Musical de SantaMarinha
Rua Cândido dos Reis, nº 188
4400-070 Santa Marinha VNG

Sporting Clube Candalense
Rua Camilo Castelo Branco, nº 1308
4400-061 Santa Marinha VNG

S. Félix da Marinha

Salão Paroquial
Largo da Igreja
4410-163 S. Félix da Marinha VNG

Seixezelo

Centro Social Manuel Pinto de Sousa
Largo do Padrão, nº 102
4415-Seixezelo VNG

Salão Paroquial
Rua da Igreja
4415 – Seixezelo VNG

Parque das Corgas
Rua da Igreja
4415 – Seixezelo VNG

Sermonde

Tuna Juvenil de Sermonde
Rua da Tuna, nº 181
4415-188 Sermonde VNG

Auditório do Salão Paroquial
Igreja de Sermonde
Rua de Sermonde, nº 779
4415-115 Sermonde VNG

Serzedo

Salão Paroquial
Travessa do Salão Paroquial
4410 – Serzedo VNG

Valadares

Bombeiros Voluntários de Valadares
Largo António Pereira
4405-536 Valadares VNG

O Cine-Teatro Eduardo Brazão foi inaugurado em 12 de fevereiro de 1928 com um espetáculo pela célebre Companhia de Teatro de Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, tendo, durante décadas, constituído um importante pólo de difusão cultural e de lazer da região.

Cine-Teatro Eduardo Brazão, Valadares, créditos O Gaiense

Cine-Teatro Eduardo Brazão, Valadares, créditos O Gaiense

A sua construção ficou a dever-se a Alexandre Marta da Cruz, seu fundador, homem notável, chegado a Valadares em 1921, oriundo de África, grande impulsionador do desenvolvimento local.

O evoluir dos tempos provocou a lenta degradação do “Eduardo Brazão” até que a Câmara de Municipal de Gaia, exercendo o “direito de preferência”, adquiriu o espaço em setembro de 1992, primeiro passo para a sua requalificação entregue ao arquiteto Joaquim Massena, acompanhado pelo Escultor José Rodrigues e pelo Pintor José Emídio.

Cine-Teatro Eduardo Brazão

Cine-Teatro Eduardo Brazão

A 19 de maio de 2007 deu-se a inauguração do requalificado e ampliado Cine-Teatro Eduardo Brazão, tendo a parte cultural integrado um espetáculo com a presença de Carlos do Carmo.

Rua Prof. Amadeu Santos – Valadares
4405-510 VNG

Vilar de Andorinho

Tuna Musical “A Vencedora” de V. de Andorinho
Rua de Mariz, nº 185
4430 – Vilar de Andorinho VNG

Grupo Desportivo e Cultural de S. Lourenço
Rua de S. Lourenço, nº 1085
4430-533 Vilar de Andorinho VNG

Vilar do Paraíso

Grupo Dramático e Recreativo de Vilar do Paraíso
Rua do Jardim, nº 1181
4405-829 Vilar do Paraíso VNG