Sátão e o seu folclore

Rancho Folclórico de Ferreira de Aves
Folclore em Sátão

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

Rancho Folclórico de Ferreira de Aves

Sediado no lugar de Lamas, na freguesia de Ferreira de Aves no concelho de Sátão, o Rancho Folclórico de Ferreira de Aves é uma associação de natureza cultural e etnográfica constituída a 3 de fevereiro de 1985.

O grupo etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves foi fundado nos anos 80 e depois de cerca de uma década de bom folclore, desintegrou-se tendo sido perdido todo o seu património. Das cinzas renasceu em Maio de 2006 o grupo etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves. É um grupo heterogéneo, composto por cerca de quarenta elementos. Teve oportunidade de participar em vários eventos, desde o Minho ao Algarve e logo no seu segundo ano de atividade participou em três festivais internacionais em Paris (Plaisir e Vincennes), e no sul de França em Pau.

A Câmara Municipal do Sátão, disponibilizou-lhe a Escola Primária de Casfreires, por se encontrar desativada, e ali foi instalada a sua sede, onde realiza os ensaios. Foi também criado também um pequeno museu etnográfico e um amplo espaço de convívio. Tem desenvolvido várias atividades etnográficas, transmitindo aos mais jovens os usos e costumes de seus avós, para que um valioso património cultural se não perca, destacando-se a moagem do milho em moinho de água, o cozer a broa em forno comunitário, a confeção das “papas laberças”, as rezas e orações, a matança tradicional do porco.

Numa região pobre em que se vivia de uma agricultura de subsistência são também pobres os seus trajos, com destaque para a palhoça usada pelos pastores e a capucha ainda hoje usada pelas mulheres, nalgumas serras da região. As modas são danças de roda específicas da Beira Alta, mantendo sempre na marcação a roda e o abraço.

Rancho Folclórico de Ferreira de Aves

Rancho Folclórico de Ferreira de Aves