Alfândega da Fé e os seus auditórios
Auditórios de Alfândega da Fé
Salas de Espetáculo do Concelho
Auditório Manuel Faria
O Auditório Manuel Faria é um espaço multifuncional concebido de forma a acolher a maior diversidade de eventos possível, tais como espetáculos, congressos, seminários, conferências e eventos corporativos e sociais (ver regulamento). Uma infraestrutura moderna e confortável, com capacidade para 213 pessoas, com ótimas condições acústicas e de equipamento.
De destacar também que o Auditório foi batizado com o nome de um ilustre Alfandeguense: Dr. Manuel Faria. Um notário do concelho que foi, provavelmente, um dos maiores animadores culturais de Alfândega da Fé no tempo do antigo regime, nomeadamente no campo do teatro popular.
Casa da Cultura Mestre José Rodrigues
O nome prestigia e recorda o conceituado artista plástico, cujos pais eram naturais da Vila, à qual tinha grande ligação de amizade e onde deixou várias marcas da sua obra. O edifício constituiu a maior marca de arquitetura contemporânea do concelho, é da autoria do Arq. Alcino Soutinho e abriu em 2004.
Compõe-se de dois módulos complementares, a Galeria Eng.º Manuel Cunha, presidente da Câmara e promotor da obra e o Auditório Dr. Manuel Vicente Faria, que nos anos 40 do século XX promoveu o início, no mesmo local, de um edifício destinado a atividades culturais.
A Casa da Cultura é o mais importante polo de dinamização cultural do concelho, sobretudo nas artes plásticas, literatura, teatro, música e tradições locais.
Casa da Cultura Mestre José Rodrigues