Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília
Filarmónicas de Ansião

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília

Fundada em 18 de Fevereiro de 1903, a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília é uma instituição de utilidade pública que inclui quatro valências: Banda Filarmónica, Orquestra Ligeira, Coral Polifónico e Escola de Música. Nos últimos anos, a Banda Filarmónica da SFASC tem-se apresentado ao público ansianense com grande regularidade, seja nas Festas do Concelho, em concertos de aniversário da coletividade, em concertos de Natal e de Ano Novo, nas principais festas religiosas das várias freguesias do Concelho de Ansião, no desfile anual de Marchas Populares de S. Pedro e Rainha Santa Isabel e nas corridas de toiros de Santiago da Guarda.

Das atuações que levou a cabo um pouco por todo o país, destacam-se as de Caldas da Rainha (1999), Figueira da Foz e Romariz – Vila da Feira (2003), Alhadas (2004), Abiúl (2011) e Tomar (2011 e 2012).

Numa dinâmica de intercâmbio cultural, participou nos Encontros de Bandas de Montargil (1998), Juncal (1999), Cascais (2000), Figueiró dos Vinhos, Avelar, Janes – Cascais (2002), Ourém (2011), Penela (Coimbra), Santar (Viseu), Mogadouro (Bragança) e Tomar (2013).

Além fronteiras, a Banda teve a oportunidade de visitar, em 2000, a cidade de Erbach (Alemanha) participando em várias iniciativas de índole cultural, experiência que repetiu em Julho de 2012 ao abrigo do protocolo de geminação entre aquela cidade e a vila de Ansião. Em 2003, a convite da Filarmónica Portuguesa de Paris, participou no Festival Internacional de Música de Paris. Ainda em 2003, aquando das comemorações do seu 100º aniversário, apresentou o seu primeiro trabalho discográfico e foi convidada a integrar a gravação do CD “As Melhores Bandas Filarmónicas da Região de Leiria”.

Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília

Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília

Desde 2011, durante a semana santa da Páscoa, promove o Curso de Jovens Músicos de Ansião denominado Filarmonias.

Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense

A Sociedade Filarmónica Avelarense é uma coletividade fundada em 7 de novembro de 1915. Está sediada na Vila de Avelar, concelho de Ansião e distrito de Leiria e tem sede própria. A Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense é composta por cerca de 50 elementos, onde predomina a juventude. Tem um repertório diversificado e tem como principais atividades abrilhantar festas religiosas, e tocar em encontros de bandas e concertos.

Quando foi fundada e até ao princípio dos 1980, a SFA possuía apenas uma Banda. Por esta altura, foram criadas várias valências que ainda hoje estão em atividade: Grupo Coral, Grupo de Cantares Populares, Orquestra Juvenil e Escola de Música que ministra aulas de Acordeão, Viola, Piano, Órgão, Iniciação Musical e Formação Musical, e onde andam cerca de oitenta alunos.

Além das valências musicais referidas, a Sociedade Filarmónica Avelarense tem ainda uma Biblioteca em fase de expansão.