Arcos de Valdevez e os seus auditórios

Casa das Artes, Arcos de Valdevez

Auditórios de Arcos de Valdevez

Salas de Espetáculo do Concelho

Auditório da Casa das Artes

Morada:
Jardim dos Centenários
4970-433 Arcos de Valdevez
Telefone:
258 520 520
Correio eletrónico:
casadasartes@cmav.pt

Casa das Artes, Arcos de Valdevez

Casa das Artes, Arcos de Valdevez

Cineteatro Alameda

A Câmara Municipal lançou o concurso para a recuperação do Cine-Teatro Alameda, que  representa um legado de memórias e vivências como espaço de encontro da comunidade de Arcos de Valdevez. A história do espaço assume grande importância ao longo das últimas décadas, como um lugar, que de várias formas, também contribuiu para a coesão social e cultural da comunidade arcuense e da região.

Cine-teatro Alameda, Arcos de Valdevez

Cine-teatro Alameda, Arcos de Valdevez

Quando iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX, o Cine-Teatro deu um contributo para o desenvolvimento cultural e económico do concelho, criando uma ligação entre o casco histórico central e o Rio Vez de forma mais efetiva, abrindo igualmente espaço a novas vivencias e dinâmicas.

Com esta intervenção no Cine-Teatro Alameda, a Câmara Municipal pretende criar um espaço para desenvolver projetos de criação artística e produção no território, facilitando a sustentabilidade e crescimento dentro da área das Indústrias culturais e criativas.

O programa de reabilitação deste espaço tem como objetivo dotar o concelho de um equipamento cultural, dotado de equipamentos e lotação mais consentânea com as necessidades atuais para desenvolver projetos comunitários, sociais, culturais, artísticos e criativos.

Aproveitando a longa experiência da Casa das Artes arcuense, o projeto visa através dos novos meios técnicos e performativos introduzir projetos de concretização mais complexa, aproveitando as áreas de palco e complementares.

A requalificação funcional do edifício passa pelo melhoramento e adaptação dos seus espaços para receber projetos criativos nas áreas do espetáculo, visando uma oferta cultural diversificada, alargada e melhorada face à Casa das Artes.

A capacidade total prevista é de 354 lugares sentados, com 250 lugares na plateia e 104 lugares no balcão.

No piso térreo, a entrada principal será reposicionada e pensada para um espaço de expositivo e interativo, que permita exposições temáticas e periódicas. O espaço de plateia será preparado para uma utilização polivalente, oferecendo a possibilidade de ter 250 lugares sentados; o palco será prolongado para que se torne possível acolher um leque maior de atividades e realizações artísticas. No 1º andar, o espaço de “foyer” será preparado para um espaço de com zonas de exposição em superfícies disponíveis. O espaço de balcão será preparado para um espaço de continuidade, aberto sobre a plateia que, com a introdução de uma estrutura amovível proporcionando 104 lugares sentados. O coração do edifício será claramente a sala, permitindo uma abordagem cénica ampla na relação do espetáculo/performance com o público, recorrendo à utilização das novas tecnologias (vídeo, artes digitais, música, projetos transdisciplinares, etc.) oferecendo uma experiência singular aos sentidos do espetador, diferenciadora relativamente a outros espaços da mesma natureza.

Fonte: Carlos Gomes/Blogue do Minho 13/03/2025