Arcos de Valdevez e os seus músicos
Músicos de Arcos de Valdevez
Cantores e instrumentistas naturais do Concelho
Artigo em desenvolvimento
- Lúcia Lima (viola d’arco)
- Luís Carvalhoso (violoncelo)
Lúcia Lima
Lúcia Lima de Sousa é licenciada em Música variante de Viola d’arco e também Mestre em Performance pela Universidade de Aveiro. O seu percurso académico teve início na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo seguindo-se a Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana de Lisboa e a Universidade de Aveiro.
Paralelamente realizou vários cursos e classes de aperfeiçoamento de Viola d’arco, Música de Câmara e Pedagogia da Aprendizagem, destacando-se os cursos de aperfeiçoamento instrumental de Viola d’arco na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) ministrados pelo prestigiado violetista Gerard Causse.
Como músico de orquestra integrou várias orquestras académicas e orquestras profissional tais como Orquestra Sinfónica Sinfonietta ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto); Orquestra APROARTE; Orquestra Académica Metropolitana (Lisboa); Remix Orquestra (Casa da Música – Porto); Orquestra Metropolitana (Lisboa), Orquestra Filarmonia Das Beiras (Aveiro), Orquestra do Norte, Radio Symphony Orchestra Frankfurt (RSO); Orquestra Barroca Casa da Música (Porto), entre outras. Neste âmbito trabalhou com vários e prestigiados maestros apresentando-se em diversos salas do nosso país, Espanha, França, Alemanha e Brasil.
Na área de investigação, salientam-se um dos projetos: Lesões por esforço repetitivo em instrumentistas de cordas friccionadas; parte desta temática apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música – painel 3a, Casa da Música (Porto), assim como no International Symposium on Performance Science (Toronto – Canadá).
Lúcia Lima mantem atividade regular em formação de música de câmara, é docente no Conservatório de Música da Bairrada e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro. Enquanto docente tem apresentado vários alunos distinguidos em diversos concursos nacionais e internacionais.
Luís Carvalhoso
Natural de Arcos de Valdevez, o violoncelista Luís Carvalhoso começou a estudar Violoncelo aos 12 anos na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com os professores Pétia Samardjieva e Iminas Kucinskas.
Licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na Classe de Jed Barahal.
Venceu o 1º prémio do concurso “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara de Nível Superior com o “Quarteto de Cordas Freitas-Branco”.
É docente na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos e no Conservatório de Música de Gondomar.
É maestro da Banda Musical de Gondomar.
(20 de junho de 2024)