Banda de Música Sociedade Musical de Arcos de Valdevez
Música e músicos no Concelho de Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é uma vila raiana portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho, sede de um concelho com cerca de 22 000 habitantes.

Banda de Música Sociedade Musical de Arcos de Valdevez

A Sociedade Musical de Arcos de Valdevez foi fundada a 1 de dezembro de 1880 e iniciou a atividade sob a regência de João Rodrigues, conhecido por “Maestro Cristina”. Com o intuito de proporcionar a instrução musical, cultural e recreio aos seus sócios e familiares, foram realizadas importantes alterações a toda a Sociedade Musical em 1974. A Escola de Música, integrada na Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, garante, desde essa data, a formação permanente de crianças e jovens do Concelho, bem como a renovação da própria Banda. Tem ao seu serviço vários professores dos vários instrumentos, sob a supervisão do seu atual maestro Gil Magalhães.

Pela direção artística passaram grandes nomes do meio musical entre os quais o Maestro Cristina, Alves Amorim, Idílio Nunes e, atualmente, Gil Magalhães. Em 2006, a Banda participou na gravação de um CD com temas originais de Afonso Alves, promovido pela empresa Cardoso & Conceição, numa publicação da Molennar Editions (Holanda).

Em 2007, realizou-se em Arcos de Valdevez um Curso de Direção organizado pela Cardoso & Conceição, que contou com a participação de António Saiote, uma das figuras de maior prestígio na música em Portugal. No mesmo ano, a Banda participou no I Festival de Bandas no Europarque, em Santa Maria da Feira. Atuou no Festival do Clarinete, “Clarinefest”, organizado pela Associação Internacional do Clarinete e que decorreu na Casa da Música, em 2009.

Em parceria com o município, a Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez realizou, em 2010, um concerto de beneficência de apoio à tragédia no Haiti, tendo sido angariada uma importante quantia que, posteriormente, foi transferida para a Assistência Médica Internacional (AMI). Em 2011 realizou concertos, nomeadamente, de Páscoa na Igreja da Misericórdia em Arcos de Valdevez e um concerto integrado na visita de Mikhail Gorbachev a Portugal.

A Banda da SMAV é composta por cerca de 65 músicos que interpretam um vasto e variado reportório. Anima festas e romarias, e dispõe de um instrumental totalmente renovado. Dispõe igualmente de um coral de música sacra que apoia o culto religioso. Tem uma pequena orquestra ligeira, cuja atividade é apoiada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

Banda da SMAV

Banda de Música Sociedade Musical de Arcos de Valdevez

Banda de Música Sociedade Musical de Arcos de Valdevez

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *