Sociedade Filarmónica União Vimieirense
Filarmónicas de Arraiolos

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Sociedade 1º de Abril Vimieirense
  • Sociedade Filarmónica União Arraiolense
  • Sociedade Filarmónica União Vimieirense
Sociedade 1º de Abril Vimieirense

A Sociedade 1º de Abril Vimieirense foi fundada em 1922 pelo maestro Francisco Jose Chaveiro. Este fazia parte da Filarmónica União, da qual saiu com um grupo de 13 músicos, para formar uma nova coletividade. A designação 1° de Abril surgiu da incredibilidade geral em relação à formação desta nova Banda. O Maestro tinha apenas 18 anos. Contra todas as expectativas, a Filarmónica saiu à rua pela 1ª vez em 01 de janeiro de 1922. A partir de 1948 e durante os 43 anos seguintes, foi regente da banda e presidente da Coletividade Eurico Manuel Chaveiro, filho do fundador. Ao longo da sua existência, a Banda 1° de Abril tem atuado sem interrupções, participando em festas e romarias em diversos pontos do país, em concursos e em festivais de música popular. A Banda conta com 40 elementos. Na escola de música, frequentada por 35-40 jovens, lecionam-se instrumentos de percussão, cordas, teclas e sopro.

Sociedade Filarmónica União Arraiolense

A Sociedade Filarmónica União Arraiolense, anteriormente designada de Sociedade União Arraiolense, é uma associação de natureza cultural e recreativa, sediada na Rua Alexandre Herculano, nº 18, na freguesia de Arraiolos, no concelho de Arraiolos, distrito de Évora. Foi constituída a 25 de junho de 1965 e alterou estatutos a 23 de abril de 1991.

A 27 de fevereiro de 1899, deu-se a fundação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Arraiolense. Em 1911, foi distinguida com o estandarte Bordado a Ouro, no grandioso Concerto de Bandas Civis de Lisboa, sob regência do maestro José Francisco Valente.

Sociedade Filarmónica União Arraiolense

Sociedade Filarmónica União Arraiolense

No início da década de 40 deu-se a extinção da Banda de Música desta Coletividade. Só em 1998 se iniciou o processo de reativação, através da entrada em funcionamento de uma Escola de Música que conta com 30 alunos. A Escola é apoiada pelas Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Arraiolos, e pela Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos. A Sociedade possui Estatuto de Utilidade Publica desde 1992.

Sociedade Filarmónica União Vimieirense

Sediada em Vimieiro, na freguesia de Vimieiro, no concelho de Arraiolos, a Sociedade Filarmónica União Vimieirense, anteriormente designada Sociedade Filarmónica União de Vimieiro, é uma coletividade de natureza recreativa e artística constituída a 22 de dezembro de 1923.

Sociedade Filarmónica União Vimieirense

Sociedade Filarmónica União Vimieirense