Barcelos e o seu folclore
Folclore em Barcelos
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Minho (Baixo Minho)
- Distrito: Braga
- Concelho: Barcelos
08 grupos
- Grupo de Danças e Cantares de Barcelos
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim
- Grupo Folclórico de Barcelinhos
- Grupo Folclórico de São Lourenço de Alvelos
- Grupo Folclórico de Tregosa
- Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria
- Grupo Folclórico Santa Maria de Moure
- Rancho Folclórico e Etnográfico A Telheira de Barqueiros
Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos
O Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos, fundado em 13 de Junho de 2011. É composto por 55 elementos e tem como objetivo preservar e divulgar os trajes, os costumes, os cantares e danças da região do Vale do Cávado, onde se insere. A região é muito rica nos trajes e nos seus cantares. Entre os trajes representados pelo grupo, destacam-se os noivos, mordoma, lavradeira rica, traje de ir à feira, traje de Barcelos, traje de romaria, e traje do campo. É membro aderente da Federação do Folclore Português.
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim foi fundado em 1983, resultando de um esforço para preservar o rico património da sua terra. Após a sua formação e aparição em público, tem participado a nível nacional e internacional em festas, de cariz profano ou religioso e festivais, quer em Portugal, quer no estrangeiro, promovendo o seu festival bienal desde 1989.
O grupo tem dois grandes objetivos: promover entre a juventude a ocupação saudável dos tempos livres, através de manifestações musicais e coreográficas; e recolher preservar e divulgar o património musical e coreográfico das gentes da sua zona geográfica e cultural, compreendida pelas freguesias de Martim, Pousa, Encourados e Areias de Vilar.
O grupo representa trajes do Vale do Cávado ou de capotilha, trajo da Ribeira, Sequeira, Encosta e Barcelos.
O seu reportório é constituído por: malhão da Serra de Airó, Lirói, vira de Penide, Moinho de Vento, vira do Labriosque, Pai do ladrão, rusga, cantigas recolhidas na zona geográfica em que se insere a freguesia de Martim.
GFCPM
Grupo Folclórico de São Lourenço de Alvelos
GFSLA
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.