Benavente e o seu folclore
Folclore de Benavente
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Ribatejo
- Distrito: Santarém
- Concelho: Benavente
Rancho Folclórico da AREPA – Associação Recreativa de Porto Alto
Em plena Lezíria Ribatejana, com o encontro entre o rio Sorraia e o rio Almansor, onde a planície do arroz ainda se encontra presente no quotidiano, situa-se a localidade do Porto Alto, na freguesia de Samora Correia. Aqui tem a sede o Rancho Folclórico da AREPA – Adulto e a Escolinha de Folclore.
São estes dois grupos pertencentes à Associação Recreativa de Porto Alto – AREPA, que dão aos habitantes desta localidade o motivo de orgulho pela continuação das suas tradições que no seu passado viveram. O grupo foi fundado em 1 de dezembro de 1997, uma iniciativa da D. Joaquina Rodrigues, em parceria com o Jardim de Infância de Porto Alto.
Os seus trajes reconhecem-se pelas crianças de famílias humildes, jovens trabalhadores, homens e mulheres que diariamente trabalhavam para ter o sustento para a sua família. São representados o trabalho do campo, nomeadamente o cultivo do arroz, e a atividade piscatória. Desde o campino às ceifeiras, do abegão às aguadeiras, são representadas as raízes e costumes de antigamente.
De modo a preservar parte do seu património, o grupo tem vindo a recolher e a reconstituir o canto, o saber e as danças vividas pelos seus antepassados.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.