Sociedade Filarmónica Benaventense
Música e músicos no Concelho de Benavente

Benavente é uma vila portuguesa no distrito de Santarém, do Ribatejo, com cerca de 11 500 habitantes. É sede de um município com 521,38 km² de área e 29 019 habitantes, subdividido em 4 freguesias.

Sociedade Filarmónica União Samorense

A Banda Filarmónica de Samora Correia saiu à rua pela primeira vez a 1 de dezembro de 1888. Seguiram-se alguns anos de interregno na atividade, sobretudo durante a 1ª Guerra Mundial durante a qual muitas famílias ficaram enlutadas e houve um desinteresse pelas festas e pela música de uma forma geral. Em 10 de maio de 1921 nasceu a Sociedade Filarmónica União Samorense e, à exceção de 5 anos sem atividade devido ao despoletar da II Guerra Mundial, a Banda da SFUS mantém-se ativa até aos nossos dias, formando grande nomes na exceção de música clássica e contemporânea a nível nacional e mundial.

A Sociedade Filarmónica União Samorense foi distinguida com os seguintes galardões: Diploma e Medalha de Ouro de Instrução e Arte (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio 1955); Diploma e Medalha de Mérito Associativo, 75 anos (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio 1996); Diploma de Mérito (Rotary Club de Vila Franca de Xira/Vida Ribatejana 1998, 1999); Diploma de Mérito (Instituto Nacional do Desporto 2003 ); Prémio Carlos Augusto Gaspar (Junta de Freguesia de Samora Correia 2000 ); Diploma e Medalha do Foral (Junta de Freguesia de Samora, 2008 ); Medalha de Mérito Municipal; Diploma de Instituição de Utilidade Pública, 1985.

Banda da Sociedade Filarmónica Benaventense

A Banda da Sociedade Filarmónica Benaventense foi fundada em 1 de novembro de 1871. Desde o início, a coletividade não se interessou apenas pela música, mas também por outras artes: teatro, ballet e coro. Há uma década foi ainda criado e integrado nesta coletividade o Núcleo Filatélico e Numismático. A Sociedade Filarmónica Benaventense já participou em vários festivais de música, programas de Televisão e concursos, sendo de salientar o 2º. lugar no Concurso Nacional de 1936, cuja final se realizou em Santarém. Foi convidada a fazer parte na telenovela portuguesa “Os filhos do vento”, exibida em 1995 na RTP.

A Banda da SFB participa regularmente em várias festas religiosas, romarias, festas taurinas, arruadas e concertos. Em 1991, foi galardoada com a Medalha de Honra do Município de Benavente. A SFB mantém em funcionamento a Escola de Música para poder aumentar o número de elementos da Banda.

SFB

Sociedade Filarmónica Benaventense

Banda da Sociedade Filarmónica Benaventense

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *