Benavente e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho
Artigo em desenvolvimento
- Daniel Manuel (clarinetista, maestro)
- João Raquel (maestro)
Daniel Manuel
Daniel Manuel é licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa. Iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão com o maestro Jorge Silva, tendo depois ingressado no curso de clarinete no Conservatório Regional Silva Marques de Alhandra e posteriormente no Conservatório Regional de Setúbal, onde terminou o 8º grau do Conservatório em Música.
Desde 1998 é professor de clarinete em várias escolas de música e a título particular.
Como clarinetista tem desenvolvido uma atividade regular, tanto em grupos de música de câmara como em projetos de música tradicional, assim como a gravação de CDs com banda e orquestras, onde se destaca a gravação do primeiro CD da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, onde executou vários solos em Clarinete em mib.
Tem vindo a aprofundar os conhecimentos enquanto pedagogo e maestro, estudando Música para Bebés, Direção Coral, Direção de Orquestra e Clarinete com Raúl Avelãs, Cesário Costa, Paulo Gaspar, Manuel Jerónimo, Rui Martins, Alberto Roque e Vasco Perce de Azevedo.
É maestro do Coro do Município de Benavente desde 2002, ano da sua fundação, passando no ano de 2018 a integrar os quadros da Câmara Municipal de Benavente como Técnico Superior Músico.
É desde 2007 maestro da Banda da Associação Cultural de Musical de Salvaterra de Magos, Diretor Pedagógico, Professor de Clarinete e Maestro das Orquestras da Academia de Música Salvaterrense.
Estudou Composição com o professor e compositor Robert Pérez entre 2021 e 2023.
Desde 2021 tem desenvolvido o seu trabalho artístico na área da composição, assim como arranjos, orquestrações, recolha de música do folclore português e escrita de livros didáticos.
Estuda Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias, na Escola Superior de Educação de Coimbra.
A Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, recebe, a 9 de março de 2024, o lançamento da obra “Coleção de Peças para Piano”, da sua autoria. Este trabalho reúne composições de temas tradicionais do distrito de Santarém, recolhidos por Fernando Lopes-Graça e um tema recolhido por Daniel Manuel. Uma diversidade de estilos e desafios técnicos para os estudantes é aquilo que esta obra, que pretende preservar o património musical do distrito, oferece.
Bio facultada por Daniel Manuel, publicada na Meloteca a 24 de fevereiro de 2024
João Raquel
João Raquel nasceu em Benavente em 1977. Aos oito anos iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica Benaventense como trompetista. Mais tarde entrou para a Academia de Amadores de Música de Lisboa, onde concluiu o curso de Trompete com 18 valores, na classe de António Reis Gomes.
Entre 1997 e 1999 fez parte da Orquestra de Câmara da Academia de Amadores de Música, frequentou os Cursos Internacionais de Férias para Jovens Músicos promovidos pelo INATEL em 1995 e 1998, onde desempenhou papéis de solista.
Em 1997 ingressou no quinteto de metais Xira Brass, com o qual se tem apresentado em concertos por todo o país e gravou o CD Vila Franca Cidade Taurina, no ano de 2000.
Em 1998 representou Portugal na Orchestre d’Harmonie des Jeunes de ‘Union Européenne no Luxemburgo, com a qual, sob a direção do maestro holandês Jan Cober, realizou concertos no Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália.
Participa em vários grupos de música de câmara, com concertos por todo o país.
Apresenta-se regularmente como trompetista de vários cantores do panorama musical nacional, com os quais tem realizado vários espetáculos em Portugal e no estrangeiro, bem como diversas gravações. Integrou, como trompetista, os espetáculos de Filipe La Féria “West Side Story”, “Judy Garland – O Fim do Arco-íris” e “A Noite das Mil Estrelas”. Fez parte da orquestra do programa da RTP “A Voz de Portugal”.
Clique AQUI para ler a bio completa.