Câmara de Lobos e o seu folclore
Folclore em Câmara de Lobos
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Região: Região Autónoma da Madeira
- Ilha: Madeira
- Concelho: Câmara de Lobos
02 grupos
- Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande
- Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras
Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande
Inicialmente denominado Grupo Folclórico da Quinta Grande, foi fundado por João de Carvalho, tendo escritura de associação datada de 8 de junho de 1988. Fez a sua primeira apresentação pública no dia 12 de setembro do mesmo ano, no polivalente da escola primária da Quinta Grande.
Constituído, na sua maioria por familiares do seu fundador, foi durante os primeiros tempos ensaiado por ele próprio, ainda que com o apoio de Danilo José Fernandes, membro do Grupo Folclórico da Boa Nova. Tem atuado em vários pontos da região e, no decurso de 1991, procedeu ao lançamento de uma cassete sonora, contendo parte do seu repertório.
Por volta de 1995 passou a fazer parte da Casa do Povo local, integrante desta instituição tendo por esse facto mudado de denominação, ou seja, passado a denominar-se de Grupo de Folclore da Casa do Povo da Quinta Grande. Só mais tarde veio a assumir a atual designação.
Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras
O Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras, do Concelho de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira e RAM, apresentou em público, pela primeira vez em 1987, por ocasião da Festa da Castanha, anualmente celebrada naquela freguesia no primeiro de novembro. Representa uma época em que a população do Curral das Freiras se encontrava essencialmente dependente do que produzia na terra e do que vendia no mercado. O modo como executa os seus bailes, representa a maneira como os antepassados tratavam das lides do campo. As letras das músicas falam sempre de aspetos relacionados com o campo ou de aspetos alusivos às romarias.
GFCPCF
O Grupo de Folclore do Curral das Freiras, a convite de entidades ou de outros grupos de folclore, representou a Madeira no Continente. A nível internacional já atuou na Venezuela. Na Madeira atua semanalmente em hotéis e tem participado em vários eventos regionais, religiosos e profanos. Tem acuado também em festas particulares, como casamentos e batizados.
A Casa do Povo do Curral das Freiras é uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1973, no Concelho de Câmara de Lobos, Madeira, que tem como missão tornar as populações responsáveis por iniciativas de cooperação solidária no campo da cultura, desporto recreio e solidariedade social. Promove ações de animação sociocultural, apoia crianças e jovens em risco assim como famílias carenciadas, promove a inserção socioprofissional e proteção aos cidadãos na velhice e invalidez.
Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande
GFCRQG
GFCRQG
Acordeão
Brinquinho
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca resulta de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. No Musorbis, em desenvolvimento, foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.