Cantanhede e o seu folclore

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede
Folclore em Cantanhede

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Beira Litoral (Gândara, Bairrada e Mondego)
  • Distrito: Coimbra

05 grupos

  • Grupo Etnográfico do Corticeiro de Cima
  • Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede
  • Grupo Folclórico de Sanguinheira
  • Grupo Típico de Ançã
  • Grupo Típico de Cadima
Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

A região da Gândara e da Bairrada, da qual a Cidade de Cantanhede é o coração, está situada num triângulo que compreende Aveiro – Coimbra – Figueira da Foz. É uma região extremamente conhecida, sobretudo pela famosa pedra de Ançã, os excelentes vinhos da Bairrada e pela batata, milho, forragens e pecuária/sector leiteiro da Gândara, bem como pela mancha florestal da orla marítima que integra a praia da Tocha.

Uma região com um património cultural tão rico, deveria ter um grupo folclórico que preservasse todas as tradições locais. Com este espírito, e depois de um apurado trabalho de pesquisa, recolha e reconstituição, surgiu em 1983 o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede.

Com um trabalho prestigiado e reconhecido que abarca, com profundidade, campos que vão do trajo à dança, passando pelos cantares religiosos, gastronomia, medicina caseira, artesanato e organizador do festival CIOFF “FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore”, o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede divulga ao público português e estrangeiro as tradições do povo gandarês e bairradino.

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

Fontes do Musorbis Folclore:

A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Foram corrigidos erros de português e retirados pormenores redundantes e subjetivos para facilitar a leitura.