Coimbra Rota Musical
MÚSICA À VISTA
Sugestões de património edificado
para uma rota musicoturística no Concelho de Coimbra
Coimbra
Almedina
Tributo à Cidade de Coimbra
Tributo
Tributo
Junto aos aos Arcos de Almedina, Coimbra, encontra-se o monumento dedicado pela Junta de Freguesia de Almedina à cidade de Coimbra, 18 de julho de 2013.
É uma obra de arte em bronze da autoria do escultor Alves André, também o autor da Tricana de Coimbra, evocativa do Fado de Coimbra ou Canção de Coimbra. É constituído por uma Guitarra de Coimbra em forma estilizada de mulher.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Coimbra
Rua de Quebra Costas
Localizada na Rua de Quebra Costas, 50-56, 3000-214 Coimbra, a escultura evocativa da Tricana de Coimbra é da autoria de Alves André. A tricana de Coimbra é a mulher de Coimbra, figura mítica e emblemática da cidade desde os finais do século XIX. A tricana está presente em muito da literatura portuguesa, muitos escritores e poetas descreveram sobre as tricanas nas suas obras, bem como vários fados coimbrões.
Tricana
Reavivada pelos grupos folclóricos da região, a tricana veste-se com saia preta, um pequeno avental, blusa, lenço na cabeça e traz o xaile traçado ao ombro. A tricana carregava consigo um cântaro de barro ou lata quando ia ao Rio Mondego buscar água.
Coimbra
Parque da Cidade
Av. Emídio Navarro, 3000-150 Coimbra
Coreto
cúpula
Cobertura
Coimbra
Avenida Inês de Castro
Música
Autor: Vasco Berardo (1933-2017)
Morada: Praça da Canção, União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
Freguesia: Santa Clara
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.204768,-8.431713
Data de Inauguração: 10 de Outubro de 2001
Promotor: Câmara Municipal de Coimbra
Materiais da Peça: Piano e plataforma: mármore branco e preto; estátua: bronze
Descrição/Tema: Grupo Escultórico de arte contemporânea, figurativa. Assenta sobre uma plataforma escalonada revestida a lajes de mármore preto e branco, formando xadrez. O artista alegoricamente representa a música, através de esculturas que figuram um piano de cauda e o seu respetivo banco, ambos em mármore, e uma criança segurando um trombone de grandes proporções, do qual saem materializadas notas musicais.
O monumento foi da iniciativa da Câmara Municipal, sendo erguido na Praça da Canção como uma referência à música. Terá sido inaugurado em 10 de Outubro de 2001, conforme data inscrita na plataforma do monumento.
Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005.
Fotógrafo: Paulo Abrantes, 2004
Fonte: DRCC