Músicos do Concelho do Funchal

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e a música do Concelho.

  • Artur Andrade (contrabaixista, 1927-1992)
  • Carlos de Menezes (guitarrista, 1920)
  • Carlos Jorge (construtor de cordofones, 1956)
  • Carlos Santos (folclorista, 1893-1955)
  • Carolina Meneses João (soprano)
  • Edmundo de Bettencourt (cantor, 1899-1973)
  • José de Freitas (barítono)
  • Lomelino Silva (cantor lírico)
  • Max (cantor, 1918-1980)
  • Pedro Macedo Camacho (compositor)
  • Tony Amaral (pianista, 1910-1976)

José de Freitas

José de Freitas, barítono, do Funchal

José de Freitas, barítono, natural do Funchal

Pedro Macedo Camacho

Pedro Macedo Camacho, compositor, do Funchal

Pedro Macedo Camacho, compositor, do Funchal

Artur de Andrade

Artur Pestana de Andrade, contrabaixista, do Funchal

Artur Pestana de Andrade, contrabaixista, do Funchal

Edmundo de Bettencourt, cantor, do Funchal

Edmundo de Bettencourt, cantor, do Funchal

Lomelino da Silva

Lomelino Silva, cantor, natural do Funchal

Lomelino Silva, cantor, natural do Funchal

Max

Max, cantor, natural do Funchal

Max, cantor, natural do Funchal

Carolina Meneses João

Nascida no Funchal, Carolina Meneses João, soprano, pisou os palcos pela primeira vez aos 6 e 8 anos de idade, nas 13ª e 16ª edições do Festival da Canção Infantil da Madeira, interpretando canções compostas pelo seu pai, José Simão João: “Plasticina” e “As andorinhas”. Iniciou em 1996 os estudos musicais no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, onde estudou durante 14 anos, concluindo em 2010 o Curso complementar de canto na classe de Maria João Pereira.

Ainda na Madeira, participou nos festivais Funchal a cantar (2009) e Vozes do Norte (2008), alcançando neste último o 2º prémio num duo com Bruno Meneses com o tema de cross-over “There for me”.  Colaborou durante 3 anos com a companhia de teatro amador Madeira Amateur Dramatic Society (MADs), em concertos e produções de teatro musical como “Gigi” de Alan Jay Lerner (2007) e “Les Misérables” de Claude-Michel Schönberg (2008).

Licenciou-se em Estudos Ingleses e Relações Empresariais na Universidade da Madeira em 2009, curso que acabou por ser fundamental para o desenvolvimento da sua carreira na indústria de streaming onde atualmente se encontra. Concluiu em 2013 a Licenciatura em Música da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), sob a orientação dos professores António Salgado e Sofia Serra. Através desta instituição, estreou-se como solista na também estreia da Missa em Dó de Marcos Portugal, na Igreja de São Francisco do Porto, sob a direção do maestro José Ferreira Lobo em 2012.

Continuou o seu percurso artístico nos Países Baixos, onde em 2013 ingressa no Conservatório Real de Haia trabalhando com Frans Fiselier, Rita Dams e Han-Louis Meijer. Estreou-se na ópera em 2017, no papel de Frasquita com Carmen de G. Bizet, na cidade de Bilthoven. Ao longo do seu percurso académico participou em diversas classes de aperfeiçoamento com cantores de renome como Susan McCulloch, Toby Spence, Susan Waters, Norma Enns, Elisabete Matos, Jill Feldman, Marcel Reijans, Louise Callinan, Janet Williams, Roberta Alexander e Raymond Modesti.

Atualmente, conjuga a sua função de Catalogue Manager na Primephonic – empresa de streaming dedicada exclusivamente à música clássica, com a sua carreira musical, com a qual pretende em grande parte, investigar e divulgar o repertório vocal da música clássica portuguesa. Lançou em janeiro de 2021 o seu primeiro álbum a solo “Idílio” no seguimento do projeto “Novos talentos” do Conservatório de Música da Madeira. Este álbum destaca-se pelo foco na música clássica portuguesa, incluindo estreias de obras de compositores madeirenses, mas não só.

Carolina Meneses João, soprano, do Funchal

Carolina Meneses João, créditos Lammerts van Euren

Edmundo Alberto Bettencourt

Cantor e poeta, Edmundo Alberto Bettencourt nasceu no Funchal, em 1899 e morreu em Lisboa, no ano de 1973. Ficou conhecido por interpretar a Canção de Coimbra e pelo seu papel na introdução de temas populares neste género musical. Notabilizou-se pela composição musical Saudades de Coimbra.