Rancho Folclórico de Videmonte
Folclore na Guarda

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Beira Alta (Beira Alta Serrana)
  • Distrito: Guarda
  • Concelho: Guarda

02 grupos

  • Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo
  • Rancho Folclórico de Videmonte
Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo

O Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo foi fundado em 1997, por ocasião da primeira Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo.

Tem como principal objetivo a recolha, preservação e divulgação do património cultural da sua terra e da região da Guarda, nomeadamente os cantares e tradições populares de índole profano e religioso de outros tempos.

Aquando da sua fundação, o grupo era composto por cerca de 30 elementos, com idades entre os 12 e os 85 anos, dos quais 4 faziam parte da área instrumental, sendo os restantes cantadores e cantadeiras.

A tocata é constituída por acordeão, bandolim caixa, reco-reco, ferrinhos, pinhas e pandeiretas.

Desde há algum tempo, o grupo passou a introduzir na apresentação dos seus espetáculos a demonstração do ciclo anual das suas tradições mais ancestrais, através da dramatização em palco das diferentes atividades agrícolas e culturais, nomeadamente as relacionadas com a ceifa, a malha, a desfolhada, a pisa da castanha, as janeiras, os rituais da quaresma, os serões, as romarias, entre outros.

Desta forma foi possível promover não só a cultura e as tradições da região, mas também proporcionar ao público uma hora de espetáculo mais apelativo, juntando conotações didáticas, onde tem vindo a integrar diversos eventos de índole cultural, nos mais diversos espaços do concelho e distrito da Guarda, bem como no resto da país.

Para além das atuações, o grupo tem continuado a desenvolver sempre o trabalho de pesquisa, recolha e preservação do património cultural, tendo para o efeito gravado o seu primeiro disco em 2007, intitulado “À luz da candeia.”

Rancho Folclórico de Videmonte

O primeiro grupo de folclore em Videmonte foi fundado em 1990, quando um grupo de pessoas, incluindo alguns ranchos de ceifeiros e grupos de trabalhadores que se deslocavam para outras regiões, tiveram a ideia de formar um rancho folclórico. Esta primeira experiência durou apenas três anos. Posteriormente, um grupo de mulheres que gostavam de cantar no desempenho dos seus trabalhos agrícolas, como era hábito de seus pais e avós, deram início a um novo rancho folclórico, utilizando alguns trajes e instrumentos musicais deixados pelo rancho anterior e guardados pela Junta de Freguesia. Este novo grupo teve a sua primeira apresentação no dia 18 de fevereiro de 1996.

Atualmente, o Rancho Folclórico de Videmonte é formado por 35 elementos que, com os seus trajes e utensílios agrícolas, tenta dar uma ideia muito aproximada de como se trajava, cantava e trabalhava nesta zona adjacente à Serra da Estrela, assim relembrando e preservando a cultura, usos e costumes das gentes locais.

Rancho Folclórico de Videmonte

Rancho Folclórico de Videmonte