Idanha-a-Nova e os seus auditórios
Auditórios de Idanha-a-Nova
Salas de espetáculo no Concelho
Centro Cultural Raiano
Projeto de Arquitectura da autoria do Arquitecto Luís Marçal Grilo, o Centro Cultural Raiano estende-se por cerca de 2800 m2. Compreende 3 salas de exposição, um auditório com cerca de 260 lugares, espaços polivalentes e de trabalho, distribuidos em torno de um amplo jardim interior. A completar este conjunto, no exterior, encontra-se o Anfiteatro com capacidade para cerca de 1000 lugares.
Pela sua abrangência, constitui o centro de referência disciplinar, técnica e funcional, desenvolvendo e coordenando as acções básicas de pesquisa, preservação e comunicação referenciadas no património cultural, assumindo um papel preponderante na programação cultural do Município de Idanha-a-Nova.
Ao Centro Cultural Raiano compete apoiar os restantes núcleos da rede nas áreas de investigação, conservação, documentação, divulgação e educação; conceber os programas museológicos dos núcleos e a programação cultural, serviços educativos, visitas guiadas; assumir o papel de centro de ligação e articulação da actividade museológica municipal com museus extra concelhios. No plano das artes do espectáculo, o Centro Cultural Raiano constitui o eixo estruturante de uma estratégia descentralizada de produção/ programação cultural, concebida com o intuito de garantir a acessibilidade cultural a um amplo espectro de públicos, onde se destaca o público local, disperso pelo território daquele que é um dos concelhos mais extensos do país. Ao longo de mais de 25 anos de atividade, tem apresentado um leque diversificado de produções, quer na componente das artes do espetáculo, quer na vertente museológica, responsáveis por muito do reconhecimento que Idanha-a-Nova tem recolhido, em Portugal e no estrangeiro, pelo seu dinamismo e programação culturais.
O Centro Cultural Raiano é a sede do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – UNESCO, da estrutura Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da UNESCO na Música e do projecto Orquestra Sem Fronteiras.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP

Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova








