Lisboa e os seus festivais

criaSons 2024
Festivais de Música em Lisboa

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança na Capital

Festival Imersivo

O Festival Imersivo, terceira edição em 2024, é dedicado à música acusmática difundida no sistema imersivo em forma de cúpula do Lisboa Incomum. compositores de renome internacional realizam seminários e concertos entre os dias 22 e 24 de março. Após o festival, realiza-se também a International Masterclass for Composers, de 25 a 27 de março, com Åke Parmerud e Jaime Reis (Portugal), com quem os participantes têm a oportunidade de trabalhar as suas obras electroacústicas e ainda a composição com síntese modular.

criaSons

Sítio: musicamera.pt

O Festival criaSons, um dos principais eventos nacionais dedicados às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea. Concebido e organizado pela Musicamera Produções, o Festival CriaSons reuniu já grandes nomes da criação musical nacional – António Vitorino de Almeida, Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Mário Laginha, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima, Pedro Caldeira Cabral, Carlos Azevedo, António Pinho Vargas, Fernando Lapa, entre outros, – com grandes intérpretes colectivos – Opus Ensemble, Quarteto Lopes Graça, Quarteto Artzen, Kinetix Duo, Duo Contracello, Ensemble Musicamerata, e individuais, levando a criação musical contemporânea portuguesa a palcos por todo o país e estrangeiro.

Em 2024, CriaSons aposta na reabilitação de um género performativo muito impactante para a cultura musical nacional da segunda metade do século XX: o Teatro-Música. Na reabilitação do género performativo do Teatro-Música, o CriaSons fá-lo homenageando o seu arquétipo, Constança Capdeville (1937-1992), a compositora, pianista e pedagoga portuguesa responsável por cunhar esse termo, por vezes erroneamente confundido com a expressão teatro musical. No que respeita à programação, o festival promete continuar a tradição de inovação e excelência, apresentando 3 novos programas que desafiam as fronteiras, proporcionando ao público experiências culturais ricas e diversificadas.

Criasons 2024

criaSons 2024

Dias de Música Electroacústica

Dias de Música Electroacústica é um festival que desde 2017 ganhou uma nova casa, o Lisboa Incomum, fundado pelo seu director artístico, Jaime Reis. Desde então, o programa de residências artísticas desenvolve-se em paralelo nestas duas cidades. Apesar da actividade do festival se desenvolver maioritariamente em Portugal, foram realizadas ações de internacionalização em três continentes – América do Sul (Brasil e Colômbia), Ásia (China, Coreia, Filipinas e Japão) e Europa (Espanha, França, Itália, Mónaco, entre outros).

Dias de Música Electroacústica

Dias de Música Electroacústica

Sónar+D

Sítio e programa: sonarlisboa.pt

De 8 a 10 de abril de 2022, o Hub Criativo Do Beato, em Lisboa, recebeu o Sónar+D, a vertente do festival Sónar Lisboa 2022 dedicada às tecnologias criativas, com um ciclo de conferências, exposições e espetáculos audiovisuais, com curadoria de Antónia Folguera em colaboração com investigadores, cientistas e artistas de diferentes disciplinas do espectro digital, que explora a criatividade como uma das principais forças transformadoras da realidade no século XXI.

Sónar+D

Sónar+D

Ciclo Música no Panteão

Sítio: www.panteaonacional.gov.pt

Com início a 28 de novembro de 2021, o ciclo de concertos “Música no Panteão” prolongou-se até julho de 2022. A direção artística do ciclo “Música no Panteão” é de Paulo Amorim. Com a iniciativa, o Panteão Nacional pretende dar forma a uma programação continuada e que crie, sob diversas formas, momentos permanentes de atração para o monumento e de motivação de novos públicos.

Ciclo Música no Panteão, Lisboa

Ciclo Música no Panteão, Lisboa

Big Bang Festival

O Big Bang é um festival que acontece no Centro Cultural de Belém, projeto internacional que envolve vários parceiros, com edições a decorrer em doze países europeus e no Canadá. Através deste projeto, iniciado pela companhia belga Zonzo Compagnie, a Fábrica das Artes tem aberto um importante espaço para o intercâmbio de experiências musicais para crianças, com músicos portugueses e internacionais, e percorrido os quatro cantos da Europa.

Festival ideal para quem tem ouvidos curiosos e espíritos destemidos, teve em 2021 a 11.ª edição. Com música antiga e contemporânea, fado, sapateado, instalações e muita aventura, é uma viagem para crianças, jovens e adultos.

Big Bang Festival, Lisboa

Big Bang Festival, Lisboa

Festival ao Largo

Sítio: www.festivalaolargo.pt

O Festival ao Largo, 13ª edição em 2021, é um festival que se realiza em Lisboa, no Largo de São Carlos. A programação contempla espetáculos de música clássica e dança, com entrada gratuita.

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Festival Emergente

Facebook: www.facebook.com/FEFestivalEmergente

Festival realizado em Lisboa, no Capitólio, 3ª edição em 2021. Inclui o concurso SUPER EMERGENTES para bandas e videoclips.

Festival Estoril Lisboa

O festival foi fundado em 1975 no seio da então Junta de Turismo da Costa do Sol com o nome Festival de Música da Costa do Sol, sob proposta do guitarrista Piñeiro Nagy e o aval do compositor Fernando Lopes-Graça, do musicólogo João de Freitas Branco e da pianista Helena de Sá e Costa, em complemento dos Cursos Internacionais de Música, que esta entidade tinha criado em 1962. Em 1981 foi assinado o protocolo que confere a organização e gestão do festival à Associação Internacional de Música da Costa do Estoril, criada exclusivamente para esse efeito, e altera o nome para Festival de Música da Costa do Estoril.

O contributo do festival à difusão de novos valores e de criações recentes, tem-se manifestado através de mais de trezentas obras apresentadas pela primeira vez em Portugal, muitas das quais em estreias mundiais.

Entre mais de um milhar de artistas presentes no festival, destacam-se nomes do maior prestígio mundial, muitos dos quais atuaram pela primeira vez em Portugal.

O festival tem decorrido em monumentos nacionais e salas históricas como o claustro e a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, de Lisboa, Igreja de São Vicente de Fora, Igreja de São Roque, Igreja de São Domingos, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Foz, Palácio Nacional de Queluz, Teatro Nacional de São Carlos, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal São Luis, Coliseu de Lisboa, Teatro Camões, Teatro Tivoli, Teatro Trindade, e outras.

Em 2013, após a adesão da Câmara Municipal de Lisboa à sua estrutura, alterou o título para Festival Estoril Lisboa. Ao mesmo tempo criou o conceito Festival com Património através de ciclos de música em palácios, igrejas, teatros e auditórios, associando o rico património material à singularidade do património imaterial.

Festival Iminente

Iminente é um festival com música, artes visuais, exposições e cinema drive-in.

Sítio: www.festivaliminente.com

Festival Live in a Box

Sítio: www.fadoinabox.pt/live

O Festival Live in a Box, no São Luiz Teatro Municipal, Lisboa, e Teatro Municipal de Bragança (14, 15 e 16 abril 2022) tem como objetivos tornar a música lusófona acessível a mais público; atenuar o efeito que as assimetrias regionais provocam no acesso à cultura, no geral, e à música em particular; rentabilizar a vinda de grandes nomes da música lusófona e ibérica aos grandes centros urbanos, levando o cartaz de cada edição a uma cidade diferente, todos os anos; estimular a economia nos sectores da cultura e do turismo.

Festival Música Viva

Sítio: www.misomusic.com

O Festival Música Viva, na sua 27ª edição em 2021, dedica-se desde o seu início à promoção, divulgação e interpretação da criação musical do nosso tempo. A edição de 2021 decorre entre 6 e 20 de novembro no O’culto da Ajuda, em Lisboa.

Festival Nova Música

O Festival Nova Música é um festival que tem como objetivo divulgar a Nova Música Portuguesa e os seus novos talentos. A Universidade Nova de Lisboa, através dos seus Serviços de Acção Social, dá desta forma as boas-vindas a todos os estudantes ao novo ano letivo. Este é o único festival deste cariz organizado por uma universidade portuguesa e os lucros revertem para o Fundo de Apoio Social da Nova.

Jazz em Agosto

O Jazz em Agosto é um festival da Fundação Gulbenkian (37.ª edição em 2021) que apresenta o outro lado do jazz” em projetos ousados e de músicos polivalentes. Em 2021, o Festival apresentou 14 novas propostas, incluindo alguns nomes nacionais, como os trompetistas Luís Vicente e Susana Santos Silva, Pedro Moreira Sax Ensemble ou o músico Gabriel Ferrandini, entre outros.

LISB/ON

Facebook: www.facebook.com/lisbonjardimsonoro

LISB/ON é um festival de 3 dias agraciado pela luz de Lisboa num jardim sonoro quase secreto no parque mais emblemático da cidade. Promovido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Turismo de Lisboa, LISB/ON #Jardim Sonoro é uma festa de 3 dias, com a cidade como palco. União entre património e música, turismo e cultura, lazer e prazer, num conceito que pretende trazer a festa para o jardim. Ao LISB/ON #Jardim Sonoro estão Associados hotéis, bares, discotecas, galerias e restaurantes, com diferentes atividades concebidas especificamente para as noites deste fim-de-semana. O jardim do Parque Eduardo VII recebe todos os anos vários projetos nacionais e internacionais de referência, de largo espectro musical: da música de dança ao funk, do soul ao nu-disco e jazz.

Misty Fest

Sítio: www.misty-fest.com

Misty Fest é um festival dirigido por António Cunha e realizado em diversas cidades portuguesas (Coimbra, Espinho, Lisboa, Setúbal, Braga), com espetáculos de carácter único nas melhores salas do país.

Muvi – Festival Internacional de Música no Cinema

«Vê além do que ouves» foi o mote e o desafio aceite a partir do qual nasceu o Muvi – Festival Internacional de Música no Cinema, o único festival de cinema específico sobre música em Portugal, que de 15 a 20 de novembro de 2017 regressou ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para a quarta edição. A primeira edição, de 3 a 7 de setembro de 2014, contou com cerca de 2.000 pessoas, 78 filmes (entre longas, curtas e vídeos musicais), quatro concertos, quatro apresentações e quatro djsets. Na segunda edição, de 1 a 7 de dezembro de 2015, estiveram presentes 3.200 pessoas, foram exibidos 192 filmes (entre longas, curtas, vídeos musicais, sessões especiais e retrospetivas), sete concertos, quatro exposições e quatro apresentações. À terceira edição, de 29 de novembro a 5 de dezembro, não quiseram faltar 5.500 pessoas que testemunharam a exibição de 200 filmes (entre longas, curtas, vídeos musicais, sessões especiais e retrospetivas, algumas com a presença de convidados especiais), sete concertos, dois cine-concertos, cinco exposições e nove sessões/apresentações gratuitas.

Festival Estoril Lisboa

Festival Estoril Lisboa

Out Jazz

Sítio: outjazz.pt

O Somersby Out Jazz regressou em 2021 à capital para proporcionar tardes de domingo inesquecíveis entre agosto e outubro, ao som do melhor do jazz, soul, funk e hip-hop. Resultado do apoio da CM Lisboa, do Programa Garantir Cultura e da parceria com a Universidade de Lisboa, o festival de música ao ar livre estreia-se no Jardim Botânico Tropical em Belém, no Jardim Botânico de Lisboa no Príncipe Real e ainda no Auditório de Pedra, na Tapada da Ajuda. Com o objetivo de promover um regresso seguro à cultura, a 14ª edição do festival contava com diversas bandas e DJ’s nacionais que prometem encher Lisboa de ritmo, energia e boas vibrações.

Rock in Rio Lisboa

Sítio: rockinriolisboa.sapo.pt

O Rock in Rio é um festival fundado por Roberto Medina. Depois de uma longa espera, a 9ª edição do Rock in Rio Lisboa realizou-se em 2022.

Santa Casa Alfama

Sítio: https://santacasaalfama.com/

A cada edição, o Festival Santa Casa Alfama celebra o Fado no coração de Alfama. Nasceu em 2013, do desafio de criar o primeiro grande Festival da música que transporta a identidade e a alma lusa, o Fado. Com o mesmo desafio em mente o Santa Casa Alfama regressou em 2021, para a 9ª edição, numa homenagem à cultura portuguesa com os maiores intérpretes do Fado, mas também os nomes emergentes que apontam os caminhos do futuro.

O Santa Casa Alfama tem lugar no bairro mais antigo de Lisboa. Repleto de arquitetura magnífica, este reflete bem a música em oferta. O evento decorre numa grande variedade de espaços e é esta variedade que proporciona aos visitantes um leque artístico único, digno de ser apreciado.

Santa Casa Portugal ao Vivo

Sítio: santacasaportugalaovivo.pt

Santa Casa Portugal ao Vivo (edições em 2020 e 2021) é um evento organizado pela PEV Entertainment em conjunto com a Everything Is New, em Lisboa (Campo Pequeno) e no Porto (Super Bock Arena).

Super Rock em Stock

Sítio: www.superbockemstock.pt

1 festival, 2 dias, 10 salas e mais de 50 artistas, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Super Rock em Stock

Super Rock em Stock

Super Bock Super Rock

Sítio: www.superbocksuperrock.pt

O Super Bock Super Rock (26ª edição em 2022) é um festival de música de verão realizado anualmente em Portugal. É organizado desde 1995 e é, atualmente, um dos mais importantes festivais portugueses. Começou por se realizar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Entre 2010 e 2014, realizou-se no Meco, em Sesimbra, o que veio dar ao festival citadino uma nova imagem, mais descontraída, então perto da praia. Em 2015 deu-se o seu regresso a Lisboa, ao Parque das Nações. Em 2019, o festival regressou ao Meco.

Temporada de Música em São Roque

Sítio: www.scml.pt

Considerada uma das melhores e mais antigas temporadas de música de Lisboa, a Temporada Música em São Roque inclui, anualmente, no seu programa algumas das orquestras e coros mais importantes do panorama de música clássica portuguesa. A iniciativa surgiu em 1988 e vem reforçar a política da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de apoiar a cultura musical de matriz portuguesa, divulgando, em simultâneo, o seu património histórico e artístico.

Temporada de Música em São Roque

Temporada de Música em São Roque

Termo Festival de Música

O Termo Festival de Música é um festival de música clássica nascido em Lisboa em 2019, com o objetivo de descentralizar a cultura, levando o grande público a desfrutar de momentos musicais em espaços icónicos do termo de Lisboa.

Verão Clássico

Sítio: www.veraoclassico.com

O Festival Verão Clássico é um evento organizado pela DSCH – Associação Musical e realizado em Lisboa. Apresenta concertos com a participação de grandes músicos, referências internacionais dos seus instrumentos, assim como seis concertos TalentFest, em que se apresentarão jovens músicos participantes nas classes de alto aperfeiçoamento, já laureados nacional e/ou internacionalmente.