Lousada e os seus festivais

Festival Vila, Lousada
Festivais de Música em Lousada

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho

Ciclo de Música ao Luar do Festival Inventa

Sítio: www.festivalinventa.pt

O Ciclo de Música Ao Luar, no âmbito do Festival Inventa, 2021/2022, é um ciclo em que projetos emergentes da música nacional se associam às paisagens naturais nos concelhos de Cabeceiras de Basto, Paredes, Cinfães, Felgueiras, Celorico de Basto, Paços de Ferreira, Resende, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Penafiel, Amarante, Castelo de Paiva, Baião, Lousada. Parques naturais, paisagens protegidas, espaços envolventes a áreas arqueológicas e outras edificações classificadas servem de cenário para concertos intimistas ao luar, para ver, ouvir e sentir.

Festival Vila

Facebook: FestivalVILA

O Festival VILA é o festival que decorre ao longo do mês de junho em Lousada, para promover o talento, a arte e a juventude. Foi adiado nos anos de 2020 e 2021, por motivo da pandemia.

Festival Vila, Lousada

Festival Vila, Lousada

Filarmonia (Re)visitada do Festival Inventa

(Re)visitar o contexto musical filarmónico português é o desafio proposto aos maestros Francisco Ferreira e Osvaldo Ferreira, num projeto de cocriação com músicos do território, selecionados a partir das associações e bandas filarmónicas regionais. O contexto dramatúrgico concorre com os objetivos de exploração da história do território intervencionado, potenciando abordagens contemporâneas e inusitadas ao repertório habitualmente interpretado pelas bandas filarmónicas. Um projeto de capacitação e potenciador de legado através da mediação cultural. O Ciclo inclui em 2021/2022 os concelhos de Resende (Auditório Municipal), Cinfães (Auditório Municipal), Paços de Ferreira (Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis), Lousada (Auditório Municipal), Penafiel (Casa do Xiné – Centro Cultural, Quintandona, Lagares).