Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro
Folclore de Manteigas

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Beira Alta – Beira Alta Serrana
  • Distrito: Guarda
  • Concelho: Manteigas

02 grupos

  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manteigas
  • Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manteigas

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manteigas, do concelho com o mesmo nome, na Serra da Estrela, foi fundado a 26 de janeiro de 1986, sucedendo ao Rancho Os Serranos da Estrela. Tem participado em festas, romarias e em festivais de folclore de Norte a Sul do país e no estrangeiro, mostrando os cantares, dançares e trajares dos antepassados. Organiza anualmente o seu Festival de Folclore, que já vai na XVII edição, o que dignifica a cultura popular do Concelho e as suas gentes.

Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro

O Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro é uma associação cultural de natureza etnográfica sediada no Centro Social, freguesia de Sameiro no concelho de Manteigas, constituída a 4 de dezembro de 1996. Fomenta a preservação da recolha serrana, através da recolha de relatos de vivências e costumes de outrora, com a divulgação de trajes e cantares típicos. Os seus trajes representam as gentes serranas, quer os trajes de trabalho, quer os domingueiros.

Organiza anualmente um festival de folclore e já representou a freguesia do Sameiro e o concelho de Manteigas de norte a sul do país, assim como no estrangeiro.

Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro

Rancho Folclórico Os Malmequeres de Sameiro