Marinha Grande e as suas filarmónicas

Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense
Filarmónicas da Marinha Grande

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense
  • Orquestra Ligeira da Marinha Grande
Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense

A Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense foi fundada em 1 de abril de 2001, bem como a Escola de Música de onde saíram grande parte dos músicos que a integram. A Escola de Música conta com 3 professores qualificados no ensino da Música e está preparada para receber alunos a partir dos 3 anos de idade. Por ela já passaram mais de 200 alunos, entre eles, crianças que querem ter os primeiros contactos com a musica e depois mais tarde com instrumentos.

Orquestra da Amieirinha

Orquestra da Amieirinha

A Orquestra da Amieirinha já levou o nome do lugar e da Marinha Grande a diversos locais do país, como Ribeira dos Carinhos, Guarda, Lapas, Mata, Torres Novas, Montalvo, Constância, Lares, Carvalhais, Figueira da Foz, Gaeiras, Leiria e todo o concelho da Marinha Grande.

Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense

Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense

Atualmente a Orquestra conta com 15 músicos que são dirigidos pelo Maestro Élio Fróis, sendo o mesmo diretor pedagógico da Escola de Música que tem cerca de 35 alunos.

Orquestra Juvenil da Marinha Grande

Na década de 19950, Francisco Duarte, presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande promoveu a criação, em parceria com o Maestro Ricardo Santos e João Alberto, da Orquestra Juvenil da Marinha Grande e da sua Escola de Formação Musical, projeto abraçado, desde logo, pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Durante os primeiros meses de 1996 entrava em funcionamento a Escola de Música e iniciavam-se os primeiros ensaios da Orquestra Juvenil, nas instalações da Sociedade Beneficência e Recreio 1º de Janeiro, local onde o agrupamento se apresentou pela primeira vez ao público, a 27 de novembro de 1997.

Vinte e um anos passados desde a sua primeira atuação, a Orquestra Juvenil da Marinha Grande chega aos dias de hoje, graças à dedicação e empenho dos seus maestros e professores, jovens músicos, pais, mães, avós e às entidades parceiras – JFMG e CMMG. Marco no panorama cultural e artístico marinhense e referência no ensino da música no nosso concelho, a Orquestra Juvenil soube, ao longo dos anos, ampliar a sua oferta formativa e desenvolver novos projetos artísticos.

Parte integrante do panorama artístico marinhense, a Orquestra Juvenil da Marinha Grande assume-se um instrumento privilegiado para a produção e fruição cultural das crianças e jovens do concelho. Atualmente, 38 elementos compõem a Orquestra Juvenil, 22 integram a Big Band, 20 constituem a Orquestra de Guitarras e 15 formam a recém-criada Marching Band. Projetos que ganham corpo sob orientação técnica e artística dos maestros Ricardo Santos e Rui Fragata e dos professores Márcio Pereira e Luís Freitas. Paralelamente, decorrem as aulas de iniciação e formação musical ministradas pela professora Tânia Santos e que hoje garantem a cerca de 80 crianças, de forma gratuita, o acesso à formação musical.

Orquestra Juvenil da Marinha Grande

Orquestra Juvenil da Marinha Grande

Parte integrante do panorama artístico marinhense, a Orquestra Juvenil da Marinha Grande assume-se um instrumento privilegiado para a produção e fruição cultural das crianças e jovens do concelho.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *