Rancho Folclórico São João de Casal Comba
Folclore da Mealhada

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego
  • Distrito: Aveiro
  • Concelho: Mealhada

07 grupos

  • Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Pisão
  • Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira
  • Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
  • Rancho Folclórico e Etnográfico de Pampilhosa
  • Rancho Folclórico S. João de Casal Comba
  • Rancho Girassóis da Bairrada
  • Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Pisão

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Pisão é uma coletividade de natureza cultural, desportiva e recreativa, com atividades no âmbito do folclore, danças e cantares, recolha e festival. Sediada no lugar de Pisão, freguesia de Barcouço, concelho de Mealhada, foi constituída a 6 de abril de 1992.

Rua do Lavadouro – Pisão
3050-130 Barcouço

Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira

O Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira é uma associação de natureza etnográfica fundada a 10 de outubro de 2002. Desenvolve atividades de folclore, museologia, danças e cantares, tocata. Organiza o seu festival. É filiado no INATEL e AFERM.

Rua do Coiço, n.º 19 Vimieira
3050 -187 Casal Comba

Grupo Regional da Pampilhosa do Botão – Danças e Cantares do Cértoma

O Grupo Regional da Pampilhosa do Botão é uma associação de natureza etnográfica fundada a 9 de abril de 1981. Desenvolve atividades de folclore, recolha, museologia, pintura. Organiza o seu festival e canto de janeiras. É filiado no INATEL, IPJ e Federação Cultura Portuguesa.

Apartado 6
3050-424-Pampilhosa
Telf: 231 949224 / 231 949876

Rancho Folclórico e Etnográfico de Pampilhosa

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Pampilhosa surgiu em 1981, após um exaustivo trabalho de recolha de danças, cantares, usos, costumes e tradições desde a região serrana do Buçaco até à Bairrada sofrendo algumas influências das terras da Gândara.

Participa em eventos culturais festas, feiras, romarias e festivais um pouco por todo o país e estrangeiro. Promove anualmente a reposição de usos e costumes, tradições, festas e feiras, e edita a revista “Pampilhosa uma terra e um povo”.

Habitualmente apresenta-se em traje domingueiro, de festa e de romaria de finais do século XIX. Nas suas apresentações o GEDEPA tenta retratar fielmente a garridice e a alegria das gentes da Bairrada. É membro efetivo da Federação do Folclore Português, da AFERM- Associação de Folclore do Mondego e do Inatel.

Rancho Folclórico S. João de Casal Comba

O Rancho Folclórico S. João de Casal Comba foi fundado em 24/6/1922. É uma associação de natureza etnográfica que inclui escola música, museologia, recolha e organização de um festival.

Rancho Folclórico São João de Casal Comba

Rancho Folclórico São João de Casal Comba

Casal Comba
3050 Casal Comba
Telf.: 231 202 032

Rancho Girassóis da Bairrada

O Rancho Girassóis da Bairrada é uma associação de natureza etnográfica fundada em 6 de abril de 1992.

Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro

O Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro foi fundado em 19 de maio de 1997. É uma coletividade de natureza etnográfica que desenvolve atividades folclore e realiza o seu festival.

3050 Ventosa do Bairro