Mira e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do concelho de Mira [1]
De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:
Igreja Matriz de Mira
[ Igreja Paroquial ] [ São Tomé ]
Imóvel de Interesse Público (1967), a Igreja Matriz de Mira foi construída em 1690 e sofreu profunda reforma já no século XIX, voltando a receber intervenções em 1972 e 1981. De arquitetura religiosa, barroca e oitocentista, é um típico edifício provinciano do final de seiscentos, de planta longitudinal e paredes muito planificadas, reformado em oitocentos. Destacam-se no interior os azulejos Rococó. As pinturas do teto são setecentistas com retábulos de transição do século XVII/XVIII. Os azulejos e empena, bem como o segundo corpo da torre, são do século XIX. Apresenta planta longitudinal de nave única; fachada com torre sineira adossada a S, enquadrada por cunhais rusticados; pórtico retangular com 2 volutas enquadrando um nicho com escultura do Padre Eterno encimada por dois janelões e óculo. No interior, destaca-se o teto de madeira em caixotões com pinturas de rótulas; 2 capelas laterais; paredes da nave revestidas a silhares de azulejos formando 13 composições com cenas da Paixão; e retábulos com colunas salomónicas ornadas de parras.
Órgão
O órgão histórico situado no coro alto foi restaurado pela JMS Organaria. Segundo Joaquim Silva, é “um órgão de procissão do sec. XVII”. A bênção e reinauguração ocorreu a 25 de julho de 2023.
Com municípios e entidades diversas, a Reciclanda promove a reutilização musical desde idade precoce, faz capacitação de docentes, contribui para a qualidade de vida dos seniores.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759