Banda Filarmónica da Moita
Filarmónicas da Moita

Bandas de Música, história e atividades no Concelho

  • Banda Filarmónica da Moita
Banda Filarmónica da Moita

A vila da Moita tem uma forte tradição em bandas de música, que assumiram um grande protagonismo quer no meio urbano, quer no meio rural, nas diversas festividades e comemorações. Em 1869, foi criada a Banda da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. A banda viveu uma grave crise na 1.ª República. Foi reorganizada em 1918, possivelmente fruto do entusiasmo social e político em torno das comemorações do 1.º de maio, festejou este dia entusiasticamente tocando o hino 1.º de Maio. Foi extinta na década de 1940.

Em 1 de maio de 1928 foi criada uma segunda banda na freguesia da Moita, a Sociedade Filarmónica Capricho Moitense. A música está na génese da Capricho, o que explica o carinho que sempre foi dado à Banda Filarmónica. Com uma longa história de suspensões e recomeços a Banda da Capricho viria a desaparecer em 1981.

Consciente do papel e importância da filarmonia, e a par das vontades manifestadas por imensas pessoas da nossa terra em verem de novo uma Banda Filarmónica na freguesia, impulsionou a criação de uma Banda. Para tal, juntou um grupo de músicos, convidou o músico e maestro António Bravo para dirigir e coordenar a Banda, e no dia 31 de janeiro de 2018 realizou o seu primeiro ensaio nas instalações da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense.

Posteriormente, através de um protocolo com a Associação Mutualista da Moita e a Junta de Freguesia da Moita, os ensaios da BFM passaram a ser realizados nas instalações da Associação Mutualista. Os ensaios e aulas da escola de música decorrem em instalações próprias, na sua nova sede, antigas instalações da Junta de Freguesia da Moita, o que veio promover ainda mais a prática musical, bem como uma melhoria de condições para os músicos e associados. A 7 de outubro de 2019 foi constituída e registada com escritura pública a Associação Banda Filarmónica da Moita.

BFM

Banda Filarmónica da Moita

Banda Filarmónica da Moita

BFM

Em 2019, a Banda Filarmónica da Moita começou a ser dirigida e coordenada pelo Maestro David Correia.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *